Poesia e ciência: há alguma relação?

Você sabia que a poesia e a ciência têm trabalhado juntas em muitas situações?

Poesia e ciência: há alguma relação?

Um dos casos mais famosos foi o da matemática Ada Lovelace que foi responsável por preconizar, quase cem anos depois, a formação da máquina de computação universal criada pelo pai da computação Alan Turing.

Mas há ainda o cientista Humphry Davy que descobriu os efeitos do óxido nitroso e lhe deu o nome alternativo de gás hilariante. Tendo escrito um poema depois sobre ele (intitulado de “On Breathing the Nitrous Oxide”).

 

Cientistas e poetas que mostraram que poesia e ciência tem relação

Ada era filha do poeta Lord Byron que foi exilado sob a acusação de prática de incesto. E como a sua mãe não queria que ela se tornasse como o pai, então investiu na melhor educação cientifica da época para ela.

Destacando-se como estudante, ele foi depois apresentada ao matemático Charles Babbage e ao seu trabalho com a máquina analítica. Essa máquina teve uma influência forte na construção dos computadores, especiosamente nos recursos de desenvolvimento gráfico e impressão.

Mesmo que a mãe de Lovelace tenha advertido a filha quanto a poesia, ela não seguiu esse conselho e escrevia poemas e foi graças a isso que ela conseguiu fazer a máquina analítica de Babbage tivesse mais potencial. Foi graças a isso que uma descoberta importante foi feita.

Babbage desenhou a máquina para realizar cálculos matemáticos complexos, contudo Lovelace enxergou potencial nela e concluiu que ela poderia realizar muito mais como distintas tarefas (como compor música e poesia) se fosse programada devidamente. E foi esse ponto de partida que deu inspiração e base para a invenção da máquina de computação universal de Turing.

Mas não foi apenas elas.

Houve um outro cientista que também teve inspiração na poesia para descobertas essenciais. Estamos falando de Humphry Davy que descobriu, por exemplo, o sódio e o potássio e que era também um poeta.

Ao pesquisar sobre os efeitos médicos do óxido nitroso (ao qual deu o nome alternativo de gás hilariante), ele registrou o que esse gás fazia no estado físico e mental das pessoas e registrou algumas das descobertas em versos. Um poema escrito por ele foi On Breathing the Nitrous Oxide (em português “Sobre Respirar o Óxido Nitroso”) e mostra como a escrita dele fora afetada por esse gás também. E os versos foram uma forma de expressar o que ele sentira ao experimentar o óxido nitroso, sendo a poesia um método eficaz para tal.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    Reflexivo Texto! "A poesia é Infinita e influenciou ou melhor é a própria Origem Universal" Paz e Bem!

Enviar comentário