Poesia como terapia: iniciativa da Uepa em tempos de isolamento

A Uepa tem usado a poesia como terapia nesse momento de isolamento social e como forma de conscientizar as pessoas.

poesia terapia Uepa isolamento

Essa campanha da Uepa (Universidade do Estado do Pará) começou no dia 31 de março e tem se estendido até então. Um dos objetivos dela é promover o vínculo afetivo entre indivíduos, uma vez que a pandemia tem afastado as pessoas (fisicamente).

Devido a pandemia pelo coronavírus, a rotina das pessoas foi alterado: desde o seu dia a dia até a sua rotina de trabalho também. Tudo isso por conta da necessidade de isolamento social.

Mas com essa iniciativa, assim como outras que vem acontecendo atualmente, as pessoas conseguem ter um pouco de luz nessa escuridão.

O objetivo da campanha da universidade é durar até que a pandemia se finde e as coisas, enfim, se normalizem.

 

Como participar dessa campanha da Uepa

Desde que fora lançada, a campanha já contou com a participação de mais de 50 pessoas. Foram mais de 80 poemas enviados e entre os nomes estão médicos, advogados, poetas, jornalistas, entre outros.

E para quem deseja participar também, basta enviar um poema de sua autoria para o e-mail: lucianabrandaocarreira@gmail.com. Há ainda como participar fazendo o envio de um vídeo recitando um poema de outro autor. O vídeo precisa ter até 50 segundo e deve ser gravado na horizontal.

Ainda, nesse vídeo é preciso que seja dito o título do poema e o nome do autor. E no final do vídeo é preciso dizer a seguinte frase “Poemas em tempos de pandemia, campanha #PoesianaUepa”.

Poemas enviados para a campanha serão publicados no perfil do Instagram do Laboratório de Artes e Humanidades da Universidade do Estado do Pará: @lab_artesehummeduepa

Essa é mais uma iniciativa que tem ajudado as pessoas que, devido a esse cenário causado pelo COVID-19, estão em quarentena.

Recomendações e especialistas tem sido atividades como leitura, cozinhar, jardinagem, entre outras.

Enviar comentário