Iniciativa para resgatar tradições de comunidades rurais em MG incluiu poesia e tecelagem

Em Minas Gerais, a ONG AJENAI tem realizado iniciativas com o objetivo de resgatar as tradições das comunidades rurais. Além de poesia, o projeto traz também iniciativas com tecelagem e bordado.

Iniciativa para resgatar tradições de comunidades rurais em MG incluiu poesia e tecelagem

Um dos objetivos principais com isso é contribuir para que as agricultoras gerem renda e não tenham que migrar em épocas de grande seca ali. Os projetos acontecem na região do Vale do Jequitinhonha – MG.

Elisângela Lopes, coordenadora geral da Associação Jenipapense de Assistência à Infância (AJENAI), conta que essas ações ajudam as pessoas das comunidades rurais de Minas Gerais a encontrarem valor no que sabem fazer e que essas iniciativas são de grande ajuda para que elas não tenham que sair do seu lugar para encontrarem condições melhores.

 

Os tradicionais versinhos do Vale do Jequitinhonha

Um dos projetos da ONG é a tradição “versinho de bem-querer”, um tipo de jogo onde as mulheres do projeto criam versinhos com rimas. Nesses versinhos a estrutura é um refrão em comum e rimas improvisadas.

Eles tem até mesmo um site onde é possível que qualquer pessoa encomende um versinho (mediante um pagamento que serve para contribuir com os projetos socioculturais do AJENAI) e enviar para quem quer bem.

Os versinhos são uma tradição da gente do Vale do Jequitinhonha e eles costumam ser cantados em festas, celebrações de colheitas, em festas para celebrar nascimentos, etc. Assim, as pessoas se reúnem e cantam esse versinhos feitos com muito amor e carinho. Mas além dos versos de bem-querer, existem ainda os de desafios.

A coordenadora de projetos, Viviane Silva conta que esse é um projeto delicado e que eles estão sempre cuidando dele e das mulheres a fim de manter sua fidelidade e essência.

Cabe dizer, no entanto, que os versinhos não podem ser destinados para políticos ou figuras públicas. Tirando isso, é possível dedicar um versinho para a pessoa que você quer bem e ajudar a espalhar a alegria e cultura de Vale do Jequitinhonha. Esse é o site para pedir o seu: https://www.versinhos.com.br/

Há projetos ainda na área da música, como o Coral Ribeirão de Areia, da Comunidade Rural de Jenipapo de Minas. E o projeto das Tecelãs de Tocoiós, onde se tem um grupo de mulheres que fazem um maravilhoso trabalho a mão, mulheres essas que aprenderam o ofício da tecelagem com sus mães, avós, tias, etc.

As peças produzidas são cobiçadas em todo o país e costumam ser anunciadas nas redes sociais. E a renda feita com as peças é distribuída entre as tecelãs. Elas contam que as pessoas dali não dão muito valor ao trabalho, mas as pessoas de fora se encantam com ele e tudo isso tem oferecido incentivo para elas continuarem.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    Bela iniciativa ! A Poesia agradece ! Paz e Bem !

Enviar comentário