Poemas de Charles Simic chegam ao Brasil

Poemas do escritor Charles Simic são traduzidos para o português no livro “Meu anjo da guarda tem medo do escuro”.

Poemas de Charles Simic chegam ao Brasil

Agora, os brasileiros terão acesso a 33 poemas do autor que foram publicados por ele ao longo de 30 anos, indo de 1983 até 2013. De certo modo, os poemas compõem uma narrativa desse poeta que vive nos EUA desde 1954.

O livro é a primeira coletânea de poemas de Simic publicada no Brasil. Mas por aqui vários críticos já abordaram sobre seus versos.

Nos versos de Simic é possível notar o uso de elementos líricos, surrealistas, mas também o que é desconcertante ou incomum.

 

Um pouco sobre Charles Simic

Ele, que nasceu em Belgrado e foi radicado nos Estados Unidos, é um dos mais importantes poetas da língua inglesa que estão em atividade.

Simic é editor de The Paris Review e foi galardoado com o Prêmio Pulitzer de Poesia, pela obra “The World Doesn’t End” em 1990.

Simic é um intelectual que não se enquadra na sociedade, um verdadeiro outsider. Visto por muitos como um poeta exilado e que tem impetuosidade e diligência pelo mundo qual os homens vivem e também pela história.

Sua poesia é intensa e apresenta um inconformismo com como o homem atualmente vive, ele aborda temas de modo crítico, mas trazendo uma reflexão profunda sobre acontecimentos que são comuns e nem tão comuns assim, mas quais os homens aqui no mundo estão sujeitos.

A sua poesia passeia também pelos momentos vivos em sua infância na Europa em meio à guerra e pela sua vida adulta na América.

E a leitura dos seus versos leva por um caminho de temor e perigo, fazendo com que o leitor sinta, por meio das palavras, o que fora vivido. A exemplo disso tem-se o poema “Fim de setembro” onde ele descreve a guerra em trechos como “Há no ar uma ameaça/de tragédias em preparo”

 

Enviar comentário