Poema inédito de Vladimir Nabokov sobre o Superman

Poema inédito de Vladimir Nabokov sobre o Superman foi publicado pela “Times”. O poema, até então, havido sido considerado perdido.

Poema inédito de Vladimir Nabokov sobre o Superman

No poema, intitulado de “The man of to-morrow’s lament”, escrito em 1942, o autor presume a dor que o herói cliptoniano sente ao não poder ter filhos com Lois Lane.

 

Sobre o poema inédito de Vladimir Nabokov sobre o Supermant

O autor russo-americano elabora o poema partindo da perspectiva do Homem de Aço. A inspiração para a escrita dele veio da edição número 16 da revista em quadrinho, onde há na capa a imagem do Superman, como Clark Kent, passeando com Lois em um parque e admirando uma estátua do super-herói.

No poema, é traçada uma narrativa onde Clark justifica para sua amada o motivo de usar óculos de grau:

poem

Nabokov enviou o poema para o editor de poesia da “New Yorker” em junho do ano de 1942, algum tempo depois dele haver chegado aos Estados Unidos para fugir da guerra. No entanto, o autor, que mais tarde se tornarei um dos mais famosos do mundo com a publicação de “Lolita”, recebeu uma rejeição quanto a publicação desse poema.

Como justificativa para a rejeição da publicação do poema, o editor de poesia da “New Yorker”, Charles Pearce, contou que eles sentiram que a maioria dos seus leitores poderiam não compreender o poema.

Mas talvez Charles Pearce não imaginasse que isso faria com que esse poema não voltasse a aparecer em nenhum outro lugar e muito menos imaginaria ele que Vladimir Nabokov se tornaria um escritor renomado e que em sua biografia ele não citasse esse poema.

O responsável por encontrar esse escrito inédito de Nabokov foi Andrei Babikov. O Babikov encontrou o poema numa pasta na Biblioteca de Livros e Manuscritos Raros na Universidade Yale.

Enviar comentário