Barragens & rejeitos livro de estreia do compositor Valter Braga na poesia

O compositor, e reconhecido letrista, Valter Braga marca sua estreia na poesia com o lançamento do livro “Barragens & rejeitos”. O livro é uma coletânea de poesias publicada pela Quixote + DO Editoras Associadas, em Belo Horizonte.

Barragens & rejeitos livro de estreia do compositor Valter Braga na poesia

Imagem: reprodução

Valter Braga é um letrista premiado, tendo sido vencedor do Festival Cultura – A Nova Música do Brasil 2005 com a “Haicai baião” que fora escrita em parceria com Renato Motha.

A poesia e a letra de uma música possuem uma estreia relação, tendo em vista de muitas letras de músicas podem ser ótimas poesias e algumas poesias podem ser convertidas em letras. E como o compositor entende bem disso, é muito mais fácil conseguir compor poemas como os presentes em “Barragens & rejeitos”.

Mas não é apenas isso que facilita a vida de Braga para compor poemas, mas também o fato dele ser um melodista. Com isso, há uma maior facilidade para rimar os versos.

 

Sobre o livro de estreia do compositor Valter Braga na poesia

O livro é composto por quatro partes, onde em cada uma delas há um tema central.

Na primeira parte (intitulada de “manhã de tudo”), o compositor, e agora poeta, ele aborda sobre os achados gerais da mineração de ouro durante a Vila Rica dos inconfidentes.

Já a segunda parte recebe o título de “Inânima” e traz versos e pinturas com palavras de quadros que foram sugeridos no intertítulo, aqui há uma expressão mais profunda do autor com poemas como Espelho de mão e Talha d’água.

A terceira parte do livro, intitulada de “A rosa e o buriti” explora um lado mais musical dos poemas, fazendo ainda referência ao estilo de Guimarães Rosa.

Por fim, tem-se a quarta parte intitulada de “Refestelo”, onde há um poema que evoca a Nossa senhora do Rosário.

Mesmo sendo sua estreia na poesia, devido a sua experiência com as letras, Braga consegue mostrar que cada verso seu transmite a mensagem e a reflexão necessárias. Mesmo ele mesmo não se declarando um poeta.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    Reflexiva mensagem (Letra de Música é uma Poesia)! Paz e bem Poeta ! Feliz Ano Novo!

Enviar comentário