O Palco Literário, projeto que levava a literatura em forma de teatro para instituições de ensino, ganha versão digital. Agora ele tornou-se um podcast que tem apresentado clássicos da literatura em forma de rádioteatro.
Sobre o Palco Literário e a concepção do podcast
Criado há cerca de seis anos pelos atores Priscila Lessa e Pedro Ruggiero, o Palco Literário tem adaptado tanto obras nacionais quanto internacionais. Eles realizam espetáculos adaptando as obras de maneira fiel. Mais informações podem ser obtidas através do próprio site do projeto.
E agora ele ganhou força para os meios digitais depois da pandemia. Na realidade os dois já tinha começado algo assim antes da pandemia, mas foi nesse período que o projeto ganhou força.
Priscila Lessa conta que antes da pandemia eles já tinha feito uma gravação de “O homem que sabia javanês” no estúdio.
Ela ainda conta que eles começaram a gravar dentro de casa, inclusive, ela passou a fazer suas gravações dentro do guarda-roupas a fim de eliminar possíveis ruídos e sons indesejáveis nas gravações. Ela continua dizendo que a direção acontece por telefone e que todo o processo é bastante divertido.
Até o momento, já foram gravados oito episódios do podcast. E entre esses episódios estão adaptações de clássicos como: “Memórias de um sargento de milícias” (obra de Manuel Antônio de Almeida), “Memórias póstumas de Brás de Cubas” (de Machado de Assis), entre outros. O objetivo é produzir mais podcasts, segundo eles, o objetivo é fazer mais 12.
Como as apresentações, antes da pandemia, aconteciam nas escolas e eles podiam ter uma interações os alunos, agora tem usado as lives para isso. Com elas eles conseguem interagir e debater com os estudantes, segundo conta o sócio Pedro Ruggiero.
Caso tenha interesse em acompanhar os episódios, basta baixar gratuitamente o aplicativo “Palco Literário Digital”. O mesmo se encontra disponível para aparelhos Android. Cada uma das obras custam a partir de R$ 5,00 e ficam disponíveis por até 1 dia.
Enviar comentário