Obra do poeta Ruy Barata é lançada em Belém, no Pará

Obra do poeta Ruy Barata é lançada em Belém, no Pará, no Teatro Estação Gasômetro.

A obra do poeta Ruy Barata é lançada em Belém, no Pará

A obra fora lançada na sexta-feira (25/06), tendo contado com uma roda musical e a participação de nomes como Nego Nelson, Andréa Pinheiro, Bob Freitas, o jornalista e radialista Edgar Augusto Proença e também o filho de Ruy, o jornalista Tito Barata.

O lançamento do livro, intitulado de “Anjo dos abismos e outras linhas”, foi possível através de iniciativa do Governo do Pará pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura), em evento que ocorreu no Teatro Estações Gasômetro, um palco importantíssimo para a exposição da arte e cultura paraense.

 

Um pouco sobre o evento e o poeta Ruy Barata

Ruy foi mais do que poeta, ele também atuou como professor, advogado, compositor e político. E esse livro, lançado na última sexta-feira, foi seu livro de estreia na poesia, sendo que nessa edição da Secult ele terá um material inédito.

Mas o evento é também um modo de homenagear o poeta que faria 101 anos no dia 25 de junho de 2021. Em 2020, devido a pandemia do coronavírus, não foi possível celebrar seu centenário.

O diretor do Departamento de Editoração e Memória (DEM), Cássio Tavernard, pontua que essa iniciativa é um modo de compor a trilogia da obra poética de Ruy, juntamente com “Antilogia” e “A linha imaginária e outras linhas”.

Quem coordena editorialmente esse projeto é o seu filho, Tito Barata, ele conta que foram necessários mais de um ano de pesquisa para elaborar a obra, fazendo dela não um relançamento, mais algo que traz um material rico e inédito.

O livro de Ruy fora impresso pela primeira vez em 1943, mas já faziam algumas décadas que estava esgotado.

E o conteúdo extra que fará parte da obra inclui os poemas inéditos dele que foram publicados somente na revista literária Terra Imatura (1938 -1942). No livro ainda haverá críticas de estudiosos da obra do poeta paraense e um posfácio da professora e doutora em Teoria Literária, Lília Chaves.

 

Enviar comentário