O poeta mexicano Alberto Pérez Gálvez está desaparecido

O poeta mexicano Alberto Pérez Gálvez, de 49 anos, está desaparecido desde a última quinta-feira (23/12). Além dele, seu primo Luis Mario Garcia Castro também está desaparecido, os dois viajam juntos.

O poeta mexicano Alberto Pérez Gálvez está desaparecido

Esses desaparecimentos fazem parte de uma verdadeira crise que tem ocorrido no México. No país, são quase 100 mil pessoas desaparecidas desde 1964, de acordo com dados oficiais.

Pérez é residente da Cidade do México e dirigia um carro preto na noite em que desapareceu, ele passava pela rodovia que faz a ligação de Huehentán a Comitán. Pérez tinha viajado para Chiapas para passar o natal com sua família.

 

Um pouco sobre o poeta mexicano e ativista Alberto Pérez Gálvez

Além de poeta, Alberto Pérez Gálvez é também ativista e dentista. Ele possui um livro publicado intitulado de “A pele de fogo’.

Como ativista, ele ganhou notoriedade ao lutar pelos direitos dos povos indígenas.

A família de Pérez emitiu um comunicado onde relata que recebeu apoio de muitas personalidades nesse momento, tais como a atriz francesa Juliette Binoche, a documentarista Marie-Monique Robin e também a poetisa mexicana Irma Pineda.

A esposa dele contou que o último contato com seu marido foi por meio de uma ligação telefônica que aconteceu às 13h do dia 23 de dezembro. Houve também uma vídeo chamada que falhou, essa acontecendo por volta das 4 da madrugada.

Autoridades Chiapas, a Comissão Nacional de Busca e também a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) apresentaram um comunicado relatando que estão investigando o caso. Eles também relataram que Pérez e Luis Mario Garcia Castro viajavam por uma área perigosa:

poem

Para investigar o desaparecimento de Pérez foram estabelecidas diretrizes de busca por parte das Comissões de Busca nacionais e locais. A busca se iniciou em hospitais, em abrigos e em centros de detenção em Comitán e nos arredores.

Enviar comentário