O mundo da poesia se despede de Fernando Py

Poeta e contista, Fernando Py faleceu em 21 de maio aos 84 anos vítima de pneumonia e insuficiência respiratória.

Fernando Py

Segundo informações divulgadas pelo jornal “Tribuna de Petrópolis”, onde o poeta era colunista, desde o dia 20 que ele estava internado no Hospital Santa Teresa na cidade de Petrópolis.

No dia 22 o corpo do poeta foi cremado no Memorial do Carmo no Rio de Janeiro.

Antes, foi feito o teste para verificar se ele estava com Covid-19, o qual deve sair ainda nesta semana. Mas, segundo seus familiares, a médica q  eu atendeu o poeta relatou que o quadro dele não correspondia com o de um paciente com coronavírus, mas ainda assim fora feito o teste a fim de seguir o protocolo.

Fernando Py deixou três filhos e também quatro netos.

 

Sobre o poeta Fernando Py

Fernando Antônio Py de Mello e Silva, mais conhecido apenas como Fernando Py, nasceu em 13 de junho de 1935 no Rio de Janeiro. No entanto em 1967 ele acabou se mudando para Petrópolis, tendo lá recebido o título de “Cidadão Petropolitano Honorário” no ano de 2003.

Py formou-se em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro. O poeta também foi membro da Academia Petropolitana de Letras e também membro da Academia Brasileira de Poesia.

Além de poeta e contista, ele também foi crítico literário e tradutor.

Entre os trabalhos de Py estão livros de poesia, livros de contos e também traduções de romances, de livros de poesia, entre outros. Além disso, ele também fez publicações científicas em outros idiomas.

As suas obras foram traduzidas para diversos idiomas, sendo que no ano de 2010 a Ibis LIbris editora lançou uma coletânea com alguns dos poemas de Py, reunindo poemas de 1959 a 2009 feitos por ele. O título dessa obra foi “Confissão Geral” a mesma foi traduzida para diversos idiomas como francês, alemão, inglês, espanhol, etc.

Enviar comentário