O cenário melhora: aumento na venda de livros

Depois da pandemia, a venda de livros no Brasil havia caído de forma bastante expressiva. Mas a situação parece estar melhorado nos últimos meses.

O cenário melhora: aumento na venda de livros

Houve um crescimento de 4,5% com a venda de 2,95 milhões de exemplares no país neste ano.

Os dados são de uma pesquisa feita pela Nielsen e quais foram divulgados na quinta-feira passada (30/07) pelo Snel (sindicato dos editores de livros).

E essa melhora no cenário para a venda de livros se deve tanto pela reabertura das lojas físicas quanto também pelo aumento nas vendas através da internet, uma vez que cada mais pessoas tem optado pela comodidade das compras online.

 

Uma queda que já vinha acontecendo

Na última semana do mês de março deste ano houve uma queda de cerca de 40% nas vendas de livros do varejo. Mas essa queda nas vendas já vinha ocorrendo antes mesmo da pandemia.

Mas desde o ano de 2018, especialmente quando as duas principais livrarias do Brasil (Saraiva e Cultura) se encontravam em crise, que já era mostrado um início de declínio nas vendas.

Porém, Ismael Borges, o gestor da divisão Bookscan da Nielsen, conta que esse aumento apresentado em 2020 nas vendas de livros mostra que o pior já passou e devemos enxergar no futuro oportunidades melhores.

Mas ainda há muito para ser recuperado. Se comparado com o ano passado, este ano de 2020 segue com um desempenho baixo na venda de volumes (somando-se todo o ano).

Em 2019 houve uma movimentação de R$ 937,74 milhões com a venda de 21,07 milhões de livros, já neste ano a movimentação foi de R$ 846,15 milhões, tendo 18,86 livros vendidos.

O preço médio do livro teve um aumento baixo, com uma variação de cerca de 0,80%. Ainda assim, essa melhora na venda de livros é uma ótima notícia para os autores, especialmente os novos. Notícias ainda mais boas podem vir nos meses que seguem.

Enviar comentário