Mesmo com a crise, venda de livros cresce

Uma boa notícia para escritores: a venda de livros tem aumentado, mesmo diante da pandemia e a crise financeira.

venda de livros aumenta na crise e pandemia

Nos últimos meses houve um crescimento no mercado editorial, o que é uma excelente notícia diante do cenário qual muitos escritores tem vivido com a pandemia.

 

Aumenta na venda de livros durante a crise e pandemia

A venda de livros havia tido uma enorme queda: uma queda de 11,70% em valor e de 12,28% em volume, no começo do ano, se comparado ao ano de 2019, no mesmo período.

Mas, provavelmente, após muitas campanhas que estimularam a leitura, esse cenário tem mudado. Com muitos brasileiros em casa por conta da pandemia do Covid-19, a leitura tem sido uma porta de escape. Houve, assim, um aumento de 6,4% nas vendas deste ano, entre os meses de julho e junho, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Com a notícia, muitos escritores nacionais estão esperançosos que esses números se mantenham e até mesmo aumentem ainda mais.

Foi a partir do mês de maio deste ano o cenário começou a mudar, mesmo que não chegando perto do ano anterior. Em maio houve um aumento de 31% em relação ao mês anterior, de acordo com dados da pesquisa realizada pela Nielsen em parceria com o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros).

Um exemplo de quem tem se beneficiado com isso é o do escritor de Filipe Dantas de apena 16 anos, ele teve o seu livro de estreia, intitulado de “A vila dos magos”, esgotado em menos de um ano.

Para Filipe e outros autores novos ou já consagrados, a comodidade de receber livros em casa, ainda mais nessa quarentena, foi um dos elementos importantes para esse aumento nas vendas. Como muitas pessoas estavam em casa em busca de algo para entretê-las, para relaxar e desanuviar a mente, então encontraram isso e mais nos livros.

Comentários2

  • SANTO VANDINHO

    Boa notícia e uma excelente comemoração aos Escritores e escritoras ! Paz e Bem

  • Cecilia Merces Vaz Leandro

    Grande notícia! Para aliviar o coração, os brasileiros retomaram a literatura. Que o bom hábito persevere!

Enviar comentário