O adeus: duas perdas na literatura brasileira em 2020

Neste mês de abril de 2020 a literatura brasileira perde dois escritores importantes. Os escritores Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza faleceram na mesma semana.

O adeus: duas perdas na literatura brasileira em 2020

Algo em comum entre o escritor Rubem e o escritor Luís era que ambos escreviam romances policiais, mas, claro, cada um com o seu toque especial e sua visão.

 

Sobre Rubem Fonseca

Rubem Fonseca era um comissário dos anos 50, no entanto não durou muito nessa carreira. Seus pais eram imigrantes portugueses e o garoto despertou a paixão pela literatura bem cedo: desde seus quatro anos de idade.

O Rubem era fascinado por filmes de detetive, tendo sido por meio deles que ele aprendeu inglês. O seu sonho era ser escrito, no entanto a vida lhe reservou outra coisa: ele passou a trabalhar como executivo numa empresa fora do Brasil.

Suas histórias são marcadas pelos personagens realistas que viviam num Brasil de cenário urbano e também pelo uso de palavrões.

Ao todo o escritor publicou cerca de trinta livros. Suas histórias eram também caracterizadas pela violência e eram retratadas em ruas decrepitas. E muitas de suas obras viraram filmes.

No dia 15 de abril, com 94 anos, Rubem Fonseca falece em sua casa devido a um infarto. Ele ainda foi levado ao Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, mas não resistiu.

 

Sobre Luiz Alfredo Garcia-Roza

Outro escritor importante que a literatura brasileira perdeu foi Luiz Alfredo Garcia-Roza.

Luiz, também escritor policial, foi outro dos celebres escritores brasileiros que o pais perdeu. Ele foi ganhador do prêmio Jabuti com seu livro “O Silêncio da Chuva”.

Ele também foi professo de psicanálise e de filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Suas histórias eram ambientadas no Rio de Janeiro. E muitas delas inspiraram filmes e minisséries. Seu primeiro romance foi publicado em 1996 e o mesmo inspirará um filme que será protagonizado pelo ator Lázaro Ramos.

Ao todo o escritor brasileiro publicou doze obras.

Luiz Alfredo Garcia-Roza teve um AVC e teve que ficar internado por mais de um ano. E na manhã do dia 16 de abril ele faleceu aos 82 anos.

Comentários1

  • Sonia Rodrih

    Uma pena e assim o mundo das letras vai ficando saudoso... mas cada um tem o seu tempo terreno e alguns seguem imortalizados nessa passagem pela Terra.

Enviar comentário