Nova edição do Suplemento Literário celebra os 300 anos de Minas Gerais

Nova edição do Suplemento Literário celebra os 300 anos de Minas Gerais. O caderno apresenta os três séculos de história de Minas começando da criação da Capitania das Minas Gerais em 1720.

Nova edição do Suplemento Literário celebra os 300 anos de Minas Gerais

O responsável pela elaboração desse caderno foi o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jacyntho Lins Brandão, que também é membro da Academia Mineira de Letras (AML).

 

Mais sobre o caderno que celebra os 300 anos de Minas Gerais

O Suplemento Literário de Minas Gerais (ALMG) foi criado em 1966 e é um dos periódicos mais respeitados do Brasil. E neste ano lança um caderno especial para comemorar o aniversário de Minas.

O caderno leva o título de “Minas Gerais – 300 Anos de Literatura” e compreende textos de escritores, acadêmicos e de estudiosos que dedicaram a pesquisa sobre a história literária de Minas.

E o organizador do caderno ainda ressalta que o material reúne várias vozes, lugares e temporalidades a fim de se abordar sobre o todo e não somente fazer uma reunião exaustiva de conteúdo.

Esse caderno conta com mais de 40 páginas e traz Minas Gerais de diferentes perspectivas, e perspectivas essas que inspiraram escritores de distintas maneiras. Nele são abordados assuntos do ponto de vista econômico, histórico, social, etc. E ali se tem muitos registros e estudos, inclusive na fase em que a região era ocupada, mas não ainda incorporada à Colônia.

Mas além de ser uma viagem ao passado, o caderno também apresenta aqueles que foram importantes par a formação cultural em Minas. A exemplo disso tem-se as narrativas de índios e de negros que foram escravizados.

Essa Nova edição do Suplemento Literário celebra os 300 anos de Minas Gerais foi lançada na comemoração no aniversário do Estado neste ano de 2020, momento qual contou com a presença do atual governador e do secretário da Cultura e Turismo. O caderno se encontra disponível na versão digital e versão impressa.

Enviar comentário