Atriz Inês Peixoto homenageia escritoras de Minas Gerais

Atriz Inês Peixoto participou de ação poética que homenageia escritoras de Minas Gerais. E entre as homenageadas estão escritoras como Adélia Prado, Ana Martins Marques, Bárbara Heliodora, Carolina de Jesus, Conceição Evaristo e Henriqueta Lisboa.

Atriz Inês Peixoto homenageia escritoras de Minas Gerais

Por conta da pandemia, essa ação foi transmitida através das redes sociais e a gravação foi realizada no dia 2 deste mês.

O evento foi promovido pela Casa Fiat de Cultura e aconteceu no último sábado (12/12).

No evento, a atriz Inês Peixoto interpretou versos da escritora mineira Bárbara Heliodora. O poema selecionado foi “Conselhos aos meus filhos”. E para essa interpretação Inês fez uso de técnicas de teatro.

 

Mais sobre a ação que homenageia escritoras de Minas Gerais

Inês conta que o convite para essa ação surgiu há duas semanas. E que a partir esse convite ela passou a se preparar juntamente com a equipe do educativo da Casa Fiat de Cultura.

Mas o evento também celebrou os 300 anos de Minas Gerais e os 129 anos de Belo Horizonte. E elas ainda conta que apesar dessa ser uma demonstração simples, é muito significativa e que demonstra respeito e carinho.

A gravação do vídeo foi feita na área externa do centro cultural que fica na Praça da Liberdade, ali, entre as mangueiras, Inês interpreta os versos de Heliodora e no seu trajeto ela encontra nomes de poeta mineiras e os vai “colhendo” pelo caminho.

E a atriz Inês Peixoto conta que as selecionadas para essa homenagem foram escolhidas por meio de pesquisa feita na Academia Mineira de Letras. Segunda, ela, a pesquisa foi bastante abrangente e delicada e reuniu poemas de escritoras de diferentes estilos e gerações. E para Inês, tudo isso mostra quão viva a poesia está em Minas Gerais.

Essa ação é importante para mostrar o quão importantes as mulheres foram para a história de Minas e sua poesia também. São mulheres que se tornaram visíveis por meio da poesia.

Enviar comentário