Morre o poeta espanhol Francisco Brines aos 89 anos

O escritor espanhol Francisco Brines morreu nesta quinta-feira (20/05), aos 89 anos. Ele havia recebido o Prêmio Cervantes.

Morre o poeta espanhol Francisco Brines aos 89 anos

Ele estava enfrentando problemas de saúde nos últimos tempos. Mas apesar disso, quem com conhecia afirma que o escritor vivia com muita plenitude.

Brines havia recebido uma visita do rei e da rainha da Espanha alguns dias antes ao que fora hospitalizado para uma intervenção cirúrgica, na ocasião, eles lhe entregaram em sua residência o Prêmio Cervantes 2020.

Nessa ocasião, tendo recebido o prêmio das próprias mãos dos reis da Espanha, Felipe e Letizia, fora realizada uma cerimônia simples que aconteceu no dia 12 de maio. O prêmio havia sido anunciado para ele em 2020, no mês de novembro.

No dia em que recebeu o prêmio, conforme relatam pessoas próximas, ele estava muito bem, tendo vivido aquele momento com muita intensidade e gratidão.

 

O adeus do escritor e poeta Francisco Brines aos 89 anos

Nos versos de seus poemas, Brines fala sobre solidão, sobre amor, tempo, velhice e morte.

O escritor e poeta passou os últimos anos de sua vida em sua casa, localizada em Olivia, região de Valência.

Esse prêmio com o qual fora galardoado foi devido ao seu poema “uma canção diversificada”. Ele aproveitou para dedicar o prêmios aos seus pais, que ele conta que foram seus grandes motivadores a explorar o desconhecido, o ajudando a seguir pelo caminho da literatura.

Uma fundação que leva seu nome será responsável por tornar eterno o seu legado na poesia. Ela será no espaço onde vivia, com seus mais de 30 mil volumes e fragmentos que história que ele foi reunindo ao longo de anos.

A ideia de promover essa entidade sem fins lucrativos partiu de Brines. Com ela o escritor tem o objetivo de perpetuar a homenagem qual fazia a poesia, pois, segundo ele, a poesia trata-se de um caminho ilustrativo.

 

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    "A Poesia está triste, mas alegre pela alma poeta que criou para no Espaço Sideral poetar" Paz e Bem

Enviar comentário