Morre o poeta americano Lawrence Ferlinghetti, integrante da Geração Beat

Na última segunda-feira (22) faleceu o poeta americano Lawrence Ferlinghetti. Ele fez parte da Geração Beat e fundou a biblioteca City Lights, na cidade de São Francisco.

Morre o poeta americano Lawrence Ferlinghetti, integrante da Geração Beat

Imagem: Reprodução

A Geração Beat foi um movimento que aconteceu nos anos 50 e que influenciou a literatura americana naquela época.

E a informação sobre sua morte foi confirmada pelo seu filho, Lorenzo, quem atribuiu a morte do poeta a uma doença pulmonar, aos 101 anos.

Lawrence Ferlinghetti fundou a City Lights Booksellers and Publishers em São Francisco, Califórnia, onde vivia até então.

Mas o poeta é conhecido também por suas polemicas, onde havia publicado poemas com palavrões e descrições sobre sexo gay. Esse poema, publicado em 1956, foi censurado, mas um ano depois foi feita uma nova tiragem, porém o poeta e o gerente da City Lights foram presos por obscenidade.

A partir disso ele despertou o interesse de hipster e outras pessoas e criou o movimento chamado de “Geração Beat”, rebelando-se contra o conservadorismo. Esse movimento tornou-se fundamental para influenciar tanto o movimento hippie mundial quanto a contracultura.

Os funcionários da livraria e editora fundada por Ferlinghetti relataram que continuarão honrando o que o poeta americano e escritor fazia.

 

Um pouco sobre Lawrence Ferlinghetti

Nascido em março do ano de 1919, em Nova York, Lawrence Monsanto Ferlinghetti destacou-se a partir dos anos 50, ano esse em que ele publicou o poema-manifesto intitulado de “Uivo”, de Allen Ginsberg (Ginsberg foi outro nome pertencente a Geração Beat).

Ao lado de Peter D. Martin, Ferlinghetti criou a primeira a livraria e editora independente do país, a City Lights, em 1953. Com isso, vários livros eram vendidos a um menor preço, possibilitando um maior acesso a essas obras.

E esse espaço fundado por ambos tornava-se, então, um dos mais importantes espaços artísticos dos Estados Unidos, sendo até mesmo um ponto onde poetas, artistas e até políticos em viagem passavam.

Comentários1

Enviar comentário