Manuscritos do poeta Dante Alighieri são descobertos por freira

Manuscritos do poeta italiano Dante Alighieri foram descobertos por uma pesquisadora florentina convertida em freira.

Manuscritos do poeta Dante Alighieri são descobertos por freira

De acordo com Julia Bolton Holloway, que é ex-professora de estudos medievais na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, observa-se que a escrita no manuscritos era como a de um estudante, porém ele utilizou um dialeto toscano excelente.

Os documentos datam de 700 anos atrás e mostram o desenho de um quadrado sobre um círculo, algo que o poeta usou para representar a sua visão sobre Deus.

Segundo Julia, a descoberta do material se deu depois que ela se converteu em freira e passou um tempo isolada em Toscana, tendo, segundo ela, tropeçado nos manuscritos.

Na época em que datam os manuscritos, Dante era um estudante em Florença, aluno do filósofo, político, estadista e erudito italiano Brunetto Latino.

Ainda segundo Julia Bolton Holloway, a escrita do jovem dava a entender o seu gênio, o que cobria as ideias que surgem na obra-prima “A Divida Comédia”. Nesse documento, inclusive, existem algumas ideias sobre o que mais tarde apareceria em sua obra-prima, tais como temas sobre o governo.

 

Um pouco sobre o poeta italiano e sua importância para o seu país

Dante Alighieri, considerado o pai da língua italiana, nasceu em Florença no ano de 1265. Ele é conhecido por sua obra-prima intitulada “A Divida Comédia”.

Ele foi uma figura fundamental para a literatura italiana. Contudo, há séculos que ninguém via a sua caligrafia, até a descoberta desse documento escrito à mão por ele.

No ano de 1320 a obra-prima de Dante foi completada, sendo isso um ano antes de seu falecimento. Essa obra retrata a sua visão imaginária do que seria o além e a mesma fora representativa da Igreja ocidental.

O texto de Dante explora ainda o estado da alma após a morte, onde é representada a imagem da justiça divina, com o autor viajando pelo inferno, pelo purgatório e também pelo paraíso.

Enviar comentário