Poemas inéditos de João Cabral descobertos por pesquisadora mineira

Uma pesquisadora de Minas Gerais descobriu poemas e também textos inéditos de João Cabral. O material agora fará parte de dois livros lançados em homenagem aos 100 anos do autor.

João-Cabral- pesquisadora-poemas-textos

A pesquisadora, Edneia Ribeiro, que leciona no Instituto Federal do Norte de

Minas Gerais (IFNMG) em Montes Claros, encontrou o material do poeta quando estava pesquisando para a sua tese de doutorado.

Nascido em 6 de janeiro de 1920, em Recife, Cabral veio a falecer em 9 de outubro de 1999. Membro da Academia Brasileira de Letras e ganhador de vários prêmios literários, as obras poéticas do pernambucano nos trouxeram o que se pode chamar nova forma de fazer poesia.

 

Sobre os poemas e textos inéditos do poeta e diplomata

Edneia encontrou os textos e poemas entre os anos de 2016 e 2018 no arquivo do Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, RJ.

De acordo com ela, foi um trabalho extenso. O objetivo de sua pesquisa era encontrar textos em que João Cabral mencionasse outros escritores. Nisso, ela também analisou correspondências que o poeta trocava com outros escritores como Manuel Bandeira e Vinicius de Morae, amigos dele.

O trabalho também envolveu a análise e pesquisa de manuscritos originais de seus livros, prosa, pesquisa em Museus, fundações, etc. Tendo levantado um inventário com cerca de 600 páginas.

Com toda essa pesquisa, Edneia conseguiu reunir: 43 poemas, 20 textos escritos em prosa e também uma conferência (intitulada “A poesia brasileira”) com cerca de 30 laudas escritas a mão em 1954 pelo poeta, qual nunca fora publicada.

 

Autorização da família para fotografar a obra

Depois de reunir todo o material, ela buscou um dos familiares do escritor para receber autorização para seguir com o projeto. Foi aí que encontrou a cineasta Inez Cabral, filha do poeta, no ano de 2019.

Segundo a pesquisadora Edneia Ribeiro, tanto a filha de João Cabral quanto os editores e pessoal que cuida dos direitos autorais ficaram fascinados ao saberem da descoberta que ela havia feito: muitos textos e poemas inéditos do escritor pernambucano.

Os livros que serão lançados para homenagear o centenário do escritor e poeta são dois: “Poesia completa” e a “Prosa reunida”. O lançamento, pela editora Alfaguara, deve ocorrer no primeiro semestre deste ano de 2020.

Para o projeto conta-se com outros estudiosos como o acadêmico, crítico e poeta Antônio Carlos Secchin, que ficou a cargo da organização do livro “Poesia Completa”. Secchin estuda sobre o poeta pernambucano há mais de 40 anos.

Já o livro “Prosa Resumida” ficou sob a responsabilidade do professor, contista e doutor em letras Sérgio Martagão Gesteira.

Enviar comentário