Legado: poema inacabado de Edvaldo Giacomelli é concluído por seu filho

Edvaldo Giacomelli despediu-se deste mundo em abril de 2020, aos 64 anos. Mas o poeta deixou em seu computador um poema inacabado que foi agora concluído pelo seu filho, Flávio Augusto Uetsuki, de 28 anos.

Legado: poema inacabado de Edvaldo Giacomelli é concluído por seu filho

O poema fora concluído para homenagear seu pai através do “Vozes Ítalo-brasileiras IV”, o qual faz parte da iniciativa do Comitê dos Italianos no Exterior de São Paulo e que reúne autores brasileiros e italianos.

Esse livro é publicado tanto em português quanto em italiano, homenageando também outros artistas como Romano Dazzi e Maria de Fátima Boni Oliveira.

“Amor Vivo” é o nome do poema elaborado a quatro mãos, mas onde Flávio Augusto Uetsuki teve todo um cuidado para elaborar essa homenagem, relatando que não tem certeza de que chegou ao alcance do seu pai, um apaixonado pela literatura e pela escrita, contudo ele acredita que seja uma merecida homenagem.

O jovem atua na área de administração, não tendo o hábito da escrita. No entanto, ele elaborou tudo com muito carinho e dedicação para o “Vozes Ítalo-brasileiras IV”, deixando também a sua mãe, Arlete Uetsuki, muito orgulhosa, pois ela também reconhece a importância da literatura do seu marido.

 

Um pouco sobre Edvaldo Giacomelli

Natural de Irapuã, Giacomelli passou a se dedicar a poesia depois de se aposentar de seu trabalho como bancário.

Ao longo dos anos, o poeta recebeu vários prêmios, dentre os quais o prêmio Nósside, o qual é cedido para escritores brasileiros e italiano.

E entre os anos de 1999 e 2004 ele esteve à frente da Associação Rio-pretense de Escritores. Ele sempre teve o sonho de estar entre os imortais da Arlec (Academia Rio-pretense de Letras e Cultura), o que fora conquistado em 2020.

O poeta, referência da literatura rio-pretense, faleceu em 9 de abril de 2020 após complicações em decorrência de uma queda. Ele havia realizado uma cirurgia no cérebro e encontrava-se na UTI do Hospital de Base do Rio Preto, onde apresentou complicações devido a contrair uma pneumonia.

 

 

 

Enviar comentário