Jacyntho Lins Brandão e sua estreia na poesia

Escritor, professor e tradutor, Jacyntho Lins Brandão, perto de completar 70 anos, lança seu primeiro livro de poesia.

Jacyntho Lins Brandão e sua estreia na poesia

Com um total de 32 poemas na obra, o escritor conta que essa é uma experiência nova para ele, quem nunca havia escrito poesias (não para valer, mas apenas como brincadeira, como ele mesmo afirma).

 

Sobre Jacyntho Lins Brandão e sua estreia na poesia

Lins é professor emérito na Faculdade de Letras da UFMG (da qual também foi diretor) e também é especialista em antiguidade grega do Brasil.

Ele é mais conhecido por suas obras de ficção como Relicário (1982), O Fosso de Babel (1997), entre outras. Ele também publicou livros sobre a literatura da Grécia. Porém agora Lins decidiu investir na poesia.

Os poemas que compõem o seu livro de estreia na poesia, intitulado de “Mais (um) nada”, foram escrito ao longo do ano de 2019. O livro fora lançado pela editora Quixote+Do. O livro possui orelha assinada pela autora Ana Martins Marques.

Inclusive, nesse livro de poesias o autor fez um poema que dedicou para o seu filho, o jornalista Pedro Guadalupe (criador do site BHAZ): “Soneto Partido”.

Seu filho faleceu num acidente de transito no ano de 2018, acidente esse que também ceifou a vida de um outro jornalista, o Ronaldo Lenoir, ambos retornavam depois de um compromisso profissional e o carro onde se encontravam foi atingido por uma carreta BR-381, em Nova Era.

Há ainda um poema que o autor dedicou ao poeta brasileiro Manuel Bandeira.

Boa parte dos poemas que compõem o livro são escritos com forma fixa, onde o escritor adota versos decassílabos e a rima do último verso de uma quadra com o primeiro verso da próxima.

Contudo, Jacyntho Lins Brandão conta que também há poemas com estruturas livres, onde se tem ritmos distintos. Nessa obra os leitores encontrarão poemas ao estilo erudito, outros com mais humor, sentimentais, etc.

Comentários1

  • lucita

    Me estimula a crer que nunca é tarde pra começar algo. .

Enviar comentário