Hosana Heitz Costa, uma advogada baiana de 28 anos, usou a poesia para superar os efeitos do abuso.
Heitz passou por alguns relacionamentos abusivos, mas foi na poesia onde encontrou as palavras que a ajudaram a se expressar novamente.
Mas não foi apenas isso: com a poesia ela viu um novo mundo se abrir diante de si, ultrapassando as dificuldades e conseguindo até mesmo publicar o seu primeiro livro de poemas.
A advogada criou também uma mentoria exclusiva para novas escritoras. Na mentoria as mulheres recebem todo o suporte para iniciarem no mundo da escrita, havendo exercícios e atividades voltadas para estimular a criatividade.
Por meio da mentoria a advogada e escritora introduz mulheres para a escrita, mostrando como ela pode ajudar na ansiedade, depressão e a vencer os traumas dos relacionamentos abusivos.
Assim, através das palavras essas mulheres podem ser expressar de forma livre.
Sobre a escritora e advogada Hosana Heitz Costa
Nascida em Itamajaru, localizada a 467 km de Salvador, na Bahia, Hosana Heitz Costa mudou-se recém-nascida com sua família para Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e depois para Teixeira de Freitas, na Bahia.
Mas quando completou 17 anos ela saiu da casa dos pais e foi morar em Itabuna, na Bahia, onde ficou até seus 25 anos. Ela fez faculdade (é formada em direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus) e casou-se, tendo hoje uma filha de 8 anos.
Ela então muda-se para Salvador e tempos depois vai com sua filha para o Macapá (AP), no ano de 2020. E foi ali que o seu livro começou a tomar forma.
E foi ainda na infância que a literatura passou a integrar sua vida. Ela conta que sempre gostou de ler e vivia na biblioteca da escola. Alguns dos livros que ela leu foram “Bisa Bia Bisa Bel” de Ana Maria Machado e também “A hora da estrela” de Clarice Lispector.
Apesar de ser formada em direito e atuar com psicologia do direito e como direito penal e criminal, Heitz confessa como a arte lhe envolveu:
Sobre as relações abusivas e como a escrita lhe ajudou
Ela viveu duas relações abusivas, mas a toxicidade só foi percebida no momento em que a relação terminara.
Hoje, felizmente, a advogada e escritora entende o que faz e o que não faz bem uma relação.
E no seu livro ela expõe mais sobre isso:
Comentários1
"A poesia alivia e é um desabafo para Si e para Outrem" Paz e Bem poetisa ! Beijusssssssss
Enviar comentário