Há 19 anos a Casa do Poeta promove e estimula a poesia

Na semana passada a Casa do Poeta completou 19 anos. E os seus integrantes foram até a Câmara dos Vereadores de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, realizar uma ação poética.

Há 19 anos a Casa do Poeta promove e estimula a poesia

Na ocasião da ação poética, os membros realizaram a distribuição de livros aos vereadores e outros que estavam ali presentes

Esse projete reúne amantes da poesia, poetas e leitores vorazes, tendo o propósito de compartilhar e disseminar a poesia. Contudo, desde que a Casa de Cultura (localizada na Praça Saldanha Marinho) foi interditada, os membros não possuem um espaço físico para se reunirem.

Devido a pandemia, ainda, os encontros têm acontecido de forma remota por meio de saraus virtuais.

 

Mais sobre as ações da Casa do Poeta

A leitura é algo que faz muito bem para todos, ainda mais depois que a pandemia deixou a vida de muitas pessoas de ponta-cabeça. A leitura promove relaxamento, desperta ou aprimora a criatividade, além de melhorar a saúde mental também.

E a Casa do Poeta promove oficinas literárias gratuitas, mas também outros projetos como recitais em lares de idosos, em escolas, hospitais, entre outros, também incentivando o consumo da poesia através do projeto “Balaio da Poesia”. Outra ação da Casa é através dos chamados “padrinhos literários” (quando escritores vão até as escolas).

A Casa foi fundada em 2002, no extinto Mont’Serrat Café, com o objetivo de realizar saraus.

Vale mencionar que as ações feitas e promovidas por ela buscam também divulgar poetas, a cidade e ajudar as escolas ali.

A presidente da Casa do Poeta, Denise, relata que a pandemia acabou frustrando muitos projetos da Casa, no entanto os membros seguem realizando encontros, mas agora de forma virtual, no que chamam de “Cafezinhos Poéticos”.

Nesses cafezinhos eles realizam a leitura de textos de vários autores, incluindo textos deles mesmos. Há ainda palestras online e lives literárias, vídeos literários com poesia, contação de histórias, além de ações sociais como distribuição de agasalhos, alimentos e de livros em determinados locais.

Comentários1

  • O aprendiz

    Como entro em contato ? Gostaria de participar .

Enviar comentário