Grupo de poetas desfaz o mito do “poeta solitário”

Na pandemia, muitas pessoas tiveram que se isolar socialmente. E quando se trata da poesia, muitos tem a ideia de que poetas são seres que vivem na solidão do seu quarto, logo, a pandemia não afetaria tanto assim o seu dia a dia, mas não foi assim com um grupo de poetas de Mankato, Minnesota.

Grupo de poetas desfaz o mito do “poeta solitário”

Para esse grupo de poetas, a poesia é ainda melhor quando se tem outros amantes de poesia a sua volta. Eles fazem parte da Southern Minnesota Poets Society (SMPS) e tem o hábito de se reunirem para compartilharem versos e, ainda, fazem anualmente a caminhada da poesia.

Anualmente a SMPS organiza um concurso de poesia onde os poemas vencedores são escritos em placas que são espalhadas pelas cidades de Mankato e North Mankato, nas ciclovias dessas cidades.

 

Grupo de poetas agora faz reuniões online

Mas devido a pandemia, o grupo teve que dar uma pausa nas atividades presenciais. Contudo, isso não atrapalhou o grupo de seguir com suas atividades, ainda que a distância. Eles agora tem feito reuniões por meio de plataformas como o Zoom.

E sobre o ato de escrever poemas, alguns deles aconselham a começar com algo que seja simples, mas de forma profunda, ao invés de escrever sobre coisas mais complexas a fim de ser profundo.

Um dos membros do grupo, a poeta Susan Stevens Chambers que se juntou ao grupo em 1982, conta sobre a importância de enfrentar temas de grande relevância não de frente, mas de lado.

Ela citou, por exemplo, que se uma pessoa se sentar e decidir que escreverá um poema sobre a paz mundial, isso poderá fazê-la ficar congelada. Mas, por outro lado, se essa pessoa decidir escrever sobre crianças que discutem por causa de um jogo de bolinhas de gude, então pode ser que se consiga algo ali, em algum momento, ação, etc., que ajude com a paz mundial.

O grupo de poetas tem se reunido ao menos uma vez por mês, sempre aos sábados, por meio da plataforma online de reuniões em vídeo citada. E o lado bom disso é que a internet abre portas, assim, o grupo tem recebido pessoas de vários locais, tanto visitantes quanto palestrantes.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    UAU ! Paz e Bem ! Parabéns colegas!

Enviar comentário