Filha deseja revelar a verdadeira Carolina de Jesus

Um projeto literário está em andamento com o objetivo de desmistificar a personagem coitadinha de Carolina de Jesus. Obras inéditas da autora serão lançadas e antigas terão uma reedição (como o best-seller “Quarto de despejo”), sendo elas lançadas pela editora Companhia das Letras”.

Filha deseja revelar a verdadeira Carolina de Jesus

 

Sobre o projeto e seu objetivo para a imagem de Carolina de Jesus

Da favela para o mundo, assim ficou conhecida a autora Carolina de Jesus. Ela teve um de seus diários publicados pelo jornalista Audálio Dantas em 1960 e conquistou fama no Brasil e em outros países, revelando seu talento como escritora.

Contudo, sua filha, Vera Eunice, relata que sua mãe ficará conhecida como possuindo apenas uma obra e que Audálio teria cotado muitas partes do manuscrito da autora. E isso porque, segunda ela, o mesmo queria criar uma personagem de coitadinha para sua mãe.

Ela ainda relata que por vezes Audálio queria que Carolina não usasse maquiagem e nem os acessórios que tanto gostava, já que era uma mulher muito vaidosa e ele não queria mostrar essa imagem para o público.

Vera conta que sua mãe era uma mulher forte e decidida, que não gostava que ninguém passasse sobre ela. E é essa Carolina de Jesus que ela, juntamente com a Companhia das Letras, que mostrar ao público muito em breve.

A filha ainda conta que juntamente com a editora eles planejam fazer copias féis aos manuscritos de sua mãe.

Mas além disso, ela quer mostrar também que sua mãe foi autora de muitos outros livros além de Quarto de despejo.

Com a parceria que a filha de Carolina fechou com a Companhia das Letras, será feita a reedição de Quarto de despejo e a edição de obras desconhecidas pelo público da autora. Um total de 27 volumes serão lançados. A responsável pela equipe que trabalhará nesse projeto de edição e reedição de obras de Carolina de Jesus é a escritora Conceição Evaristo.

E Vera garante que o público terá uma grande surpresa com esse lançamento que compreende quatro diários e também poemas, provérbios, romances, peças de teatro, entre outros escritos de Carolina Maria de Jesus.

Enviar comentário