Centenário de Clarice Lispector e um pouco sobre a autora

Clarice Lispector faria 100 anos nessa quinta-feira (10/12), se não tivesse falecido em decorrência de um câncer no ovário. As obras dessa autora brasileira conquistaram não apenas o Brasil, mas o mundo.

Centenário de Clarice Lispector e um pouco sobre a autora

No dia em que ela faria 100 anos houveram muitas homenagens, dentre as quais um vídeos do cantor e compositor Chico Buarque recitando um dos textos da autora.

 

Um pouco sobre Clarice Lispector

Uma das principais escritoras brasileiras, Clarice Lispector (nascida Haya Pinkhasovna Lispector) nasceu no dia 10 de dezembro do ano de 1920, na Ucrânia. Tempos depois ela veio para o Brasil com sua família e se naturalizou como brasileira.

Mas não foi apenas no papel que ela se tornou brasileira, mas também suas palavras e seu modo de ser. Clarice é considerada por muitos como uma verdadeira brasileira.

No país ela passou boa parte de sua infância em estados como Alagoas, Bahia e Pernambuco. Contudo, foi aos 15 anos, na capital do Rio de Janeiro, quando se mudou para o estado, que sua vida profissional e familiar mesmo começou.

Suas obras são conhecidas de gerações. E há muitos escritores e pesquisadores que dedicam a vida a pesquisar sobre as obras dela que é escritora e também contista, tradutora e jornalista.

Clarice publicou o seu primeiro livro aos 23 anos, já na época sendo reconhecida como uma nova voz. Ela é vista como alguém a frente de sua época, com preocupações com questões sociais e trazendo também textos jornalísticos que iam além da informação.

Alguns dos livros mais conhecidos da autora são “A paixão segundo G.H”, “Água viva”, “Laços de família”, “A hora da estrela” (esse lançado pouco tempo antes da morte da autora), entre outros.

Uma das características de muitas obras da autora é que elas, mesmo sendo escritas há décadas atrás, ainda se mantém bastante atuais.

A autora ainda se destacou por seus poemas desprovidos de estrutura em verso, porém cheios de lirismo.

Infelizmente, Clarice Lispector falece no dia 09 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, pouco tempo antes de completar seus 57 anos, devido as complicações de um câncer no ovário.

Comentários1

  • lucita

    Uma poetisa Imortal em sua obra!

Enviar comentário