Ezzedine Al-Manasrah: o adeus do último remanescente dos “quatro grandes” da poesia palestina

Ezzedine Al-Manasrah se despediu deste mundo no dia 05 de abril. Ele era o último dos quatro grandes remanescentes da poesia palestina.

Ezzedine Al-Manasrah: o adeus do último remanescente dos “quatro grandes” da poesia palestina

Esses quatro poetas, entre os quais estão também Mahmoud Darwich, Tawfiq Zayad e Samih Al-Qassem, foram responsáveis por marcar a poesia árabe e palestina a partir de 1960.

Os quatro grandes foram os que protagonizaram a poesia da resistência na Palestina diante da catástrofe da Nakba palestina e árabe. Eles passaram a usar novas formas de expressão e fizeram inovações na poesia árabe.

E mesmo que houvessem outros poetas palestinos que também prestaram sua contribuição, tais como Murid Al-Barghouthi e Mouin Bseiso, apenas quatro foram escolhidos por convenção para integrar o grupo dos “quatro grandes”.

 

Sobre Ezzedine Al-Manasrah

Ezzedine Al-Manasrah, nascido Mohammad Al-Manasrah, nasceu no dia 11 de abril de 1946 em Bani Naim, um vilarejo em Hebron, na Cisjordânia.

Ele recebeu de seus pais o nome de Mohammad, mas depois foi apelidado de Ezzedine, nome de seus avô por parte de pai que era um poeta e homem respeitado por ali. E com esse apelido, então, ele acabou substituindo seu verdadeiro nome.

Em 1964, Al-Manasrah vai para Cairo, no Egito, e ali, no ano de 1968, ele obtém, na Universidade do Cairo, sua licenciatura em língua árabe e ciências islâmicas. Foi no Cairo também onde ele recebeu um prêmio de poesia árabe.

Mas ele não foi apenas poeta e intelectual, como também foi um pensador e lutou pela causa palestina. Ele se engajou na luta armada em especial no ano de 1982, em Beirute-Líbano, período em que Israel invadiu o país, tendo o objetivo de aniquilar a famosa OLP (Organização de Libertação da Palestina), radicada no Líbano.

E no que diz respeito a esse feito, Ezzedine Al-Manasrah foi o único dos quatro remanescentes. Os outros não tiveram nenhum tipo de participação em luta armada.

Comentários1

Enviar comentário