Expo Dubai traz poemas escritos por computador exibidos em pavilhão

No Reino Unido, um pavilhão exibiu poemas escritos por computador na Expo Dubai.

Expo Dubai traz poemas escritos por computador exibidos em pavilhão

Para o evento foi usado um algoritmo chamado de “Mesage Coletiva”, o qual recebeu mais de 15 mil poemas de mais de 100 poetas britânicos.

E esse trecho foi exibido no começo do mês de dezembro na fachada do Pavilhão do Reino Unido na Expo 2020 em Dubai. E esse foi criado a partir de uma palavra que um visitante escolhera.

Para a criação desse e de outros poemas que são exibidos no pavilhão o que se usa é um fluxo constante de versos de maneira sucessiva, os quais são chamados de “dísticos” e que são exibidos em árabe e em inglês.

 

A exibição dos poemas escritos por computador

Há um pavilhão em forma de cone onde são dispostas ripas de madeira formando um círculo e nessas ripas estão LEDs onde ficam palavras dos poemas. Isso foi projetado pela artista britânica Es Devlin.

No portfólio de Devlin estão projetos de cenário para artistas como Beyoncé e Adele e também para a Cerimônia de Encerramento Olímpico de Londres 2012. A Expo Dubai teve início em 1851 e de lá para cá a primeira mulher a desenhar um pavilhão do Reino Unido foi Devlin.

Para criar a “Mensagem Coletiva” a artista teve como inspiração o cientista britânico Stephen Hawking. No ano de 2015, três anos antes da morte de Hawking, o cientista endossou um concurso que convidou as pessoas para enviarem uma mensagem para uma civilização alienígena avançada, essa ação tinha o objetivo de apresentar a esse outros seres como eram os humanos e o planeta Terra.

Enviar comentário