Espetáculo “Mariar: Um Mar de Poesias” estreia em março em Salvador

“Mariar: Um Mar de Poesias” é um espetáculo baiano que une a poesia com a música. Esse musical acontecerá no dia 6 de março, ás 19h no Teatro Gamboa Nova, localizado no Largo dos Aflitos, na cidade de Salvador.

Mariar Um Mar de Poesias

O espetáculo terá como protagonistas as atrizes Natalyne Santos e Emillie Lapa. A classificação é livre e há tanto como adquirir um ingresso pagando a inteira (no valor de R$ 20,00) quanto também pagando meia entrada (no valor de R$ 10,00).

 

Sobre o espetáculo e a história de “Mariar: Um Mar de Poesias”

A ideia para realização desse musical com poesia surgiu dos trabalhos que envolviam educação e arte, feitos por uma de suas idealizadoras, a pesquisadora Natalyne Santos, em São Francisco do Conde, cidade natal dela. Esses trabalhos envolviam, por exemplo, oficinais de teatro.

“Mariar: Um Mar de Poesias” conta as situações pelas quais as mulheres negras passaram no manguezal. Nisso, une-se poesia e música a fim de contar essas histórias, passando conhecimento cultural para os que assistirem ao espetáculo.

Esse espetáculo ainda conta com as vivencias das próprias atrizes, cantoras e percussionistas, Natalyne Santos e Emillie Lapa. Elas entregam-se de corpo e alma para dar vida as personagens e contar a realidade vivida por mulheres negras, marisqueiras, no manguezal, qual tem o mangue como o seu meio de sobreviver.

E para contar essas história com mais realidade, as atrizes fazem uso de um recurso chamado de “oralidade”, sendo algo fortemente presente na tradição africana.

Segundo as responsáveis por organizar o espetáculo, o objetivo com ele é entreter o público, mas também leva-los a conhecer a cultura do manguezal e o contexto econômico e ambiental no qual ele está inserido.

Uma das atrizes e organizadoras, a Natalyne Santos, conta como o manguezal foi importante durante a sua infância e como ele está fortemente enraizado no que ela é hoje, pois foi essencial como fonte de renda e também com lazer para as crianças da época, como ela e seus sete irmãos.

Aos que quiserem apreciar de perto esse espetáculo, os ingressos estão disponíveis para venda na bilheteria do próprio Teatro Gamboa Nova, localizado no Largo dos Aflitos. As vendas acontecem de quarta-feira até sábado, a partir das 16h, e no domingo às 15h.

O espetáculo terá sua estreia no dia 6 de março e as apresentações ocorrerão em todas as sextas-feiras do mês de março, sendo nos dias: 13, 20 e 27, sempre durante às 19h.

Enviar comentário