Escritora portuguesa Lídia Jorge vence FLI de literatura no México

A escritora Lídia Jorge foi a vencedora da Feira Internacional do Livro de Literatura em Línguas Românicas 2020. Prêmio que ocorreu no México.

Escritora portuguesa Lídia Jorge vence FLI de literatura no México

Lídia é uma escritora portuguesa que já recebeu vários prêmios, dentre eles: o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia, Escritor Europeu do Ano no ano 2000, Albatroz, Prémio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass (2006), Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores no ano de 2002, o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura em 2014 e também o Grande Prémio de Literatura dst em 2019.

E neste ano de 2020, a escritora portuguesa adiciona mais um prêmio a sua bagagem.

 

Sobre o prêmio e reconhecimento da obra literária de Lídia Jorge

Lídia Jorge nasceu em 18 de julho de 1946 em Boliqueime, freguesia do concelho de Loulé, em Portugal. Ela possui licenciatura em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa. Ao longo de sua trajetória, como mencionado já aqui, ela recebeu vários reconhecimentos internacionais.

E uma das obras da autora que mais destacou-se no cenário literário português foi o romance “A costa dos murmúrios”. Essa obra aborda sobre a experiência colonial que ocorreu na África.

Sobre a premiação da Feira Internacional do Livro de Literatura em Línguas Românicas (FIL), o júri descreveu a autora como sendo uma das principais autoras de língua portuguesa, destacando ainda a escritora por suas obras poéticas, teatrais, ensaios e obras novelísticas.

O prêmio que Lídia Jorge receberá será no valor de 150 mil dólares, sendo que ele é o maior concedido pela FIL, que é a maior feira literária hispânica. No dia 28 de novembro Lídia receberá o prêmio enquanto acontece a inauguração da FIL em Guadalajara, cidade mexicana.

Lídia conta que receber esse prêmio dá um sentido a sua vida pessoal.

Por conta da pandemia do covid-19, será celebrada a XXXIV edição da FIL de Guadalajara em dois locais que são oficiais. A celebração ocorrerá do dia 28 de novembro até o dia 6 de dezembro desde ano.

Enviar comentário