Encontro Poético à Francesa: mescla de poesia e música

Na quinta-feira (29) a poesia francesa será celebrada através de um encontro virtual. “Encontro Poético à Francesa” é o nome do evento promovido pela Aliança Francesa em conjunto com a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco).

Encontro Poético à Francesa: mescla de poesia e música

Imagem: Reprodução/Aliança Francesa

A literatura francesa teve, e ainda tem, uma forte influência na literatura brasileira. Tal como, por exemplo, a influência do romantismo que ajudou na composição de muitas obras brasileiras e na expressão do lirismo e da subjetividade nessas.

Por aqui, muitos estudam poetas como Baudelaire, Valéry e também Rimbaud. E isso especialmente os estudantes de Letras. E os que não são estudantes dessa área talvez já tenham ouvido falar de um e outro autor francês como o escritor e poeta Victor Hugo (de obras como Les Misérables e de Notre-Dame de Paris) ou o escritor e filosofo René Descartes, por exemplo.

Logo, nada mais justo do que propor um encontro a fim de celebrar essa influência na literatura francesa no Brasil e também promove-la ainda mais no país. Em devido a pandemia, esse encontro será online, mas isso contribuiu para mais pessoas pelo Brasil e mundo afora consigam acompanhar o evento.

 

Sobre o Encontro Poético à Francesa

Esse encontro terá a presença de Donatienne Millepied, uma cantora lírica francesa e mezzo-soprano que é radicada em Recife, e também do músico pernambucano Percy Marques, diretor do grupo MPB Unicap.

No evento, poemas de grandes nomes da literatura francesa serão entoados através da voz da mezzo-soprano, qual será acompanhada por Percy.

Como se trata de um evento de poesia e música, serão também apresentadas canções de nomes como Charles Trenet, Léo Ferré, Gainsbourg e Jospeh Kosma, as quais serão intercaladas por declamações de poesias francesas.

Os clássicos da poesia francesa nesse evento serão apresentados em versão musical contemporânea.

Quem tiver interesse em acompanhar o evento, ele acontecer é nessa quinta-feira, dia 29 de outubro, às 19h, e pode ser acompanhado pelo Instagram da Aliança (@afrecife) ou também pelo Youtube da Unicap (www.youtube.com/unicapvideo).

Comentários2

  • SANTO VANDINHO

    excelente programação ! paz e bem !

  • IresCantalejo

    Amei, só de imaginar já me empolgo! Será sublime! Estarei com certeza acompanhando.

Enviar comentário