Em meio a quarentena, colégio na Bahia incentiva alunos com poesia

Em meio a pandemia, a quarentena tem sido adotada em vários países. E, devido a isso, as escolas tiveram que fechar suas portas.

Em meio a quarentena, colégio na Bahia incentiva alunos com poesia

Imagem: Reprodução/Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira

Mas uma iniciativa do Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, em Vitória da Conquista (BA), surgiu como forma de conscientizar as pessoas quanto ao vírus e também ajudar aquele que estão com o emocional abalado por conta da quarentena.

A professora Manoela Freire, quem idealizou o projeto, conta que teve a ideia após refletir sobre o que a poesia pode fazer na vida das pessoas, mexendo com o lado emocional e também ativando a reflexão. Assim, ela pediu para alguns colegas que enviassem vídeos recitando poemas que ela havia selecionado (de poetas consagrados) e enviassem por WhatsApp.

Manoela ainda conta que essa iniciativa tinha dois objetivos: mostrar que todos tem poesia dentro de si e ser uma maneira de enfrentar o medo que o novo coronavírus tem imposto.

 

Sobre o projeto de poesia promovido pelo colégio na Bahia

Manoela Freire, quem teve a ideia de criar o projeto, é professora de Linguagens. O projeto recebeu o nome de “Todo mundo tem um poeta dentro de si”.

Basicamente, é incentivado que professores, vice-diretores, coordenadores e demais funcionários da escola enviem um vídeo recitando um poema de algum autor que é consagrado. E esse projeto ainda tem servido para promover a interatividade entre os participantes e fortalece-los na luta contra o covid-19.

Os vídeos com os participantes recitando poemas estão sendo publicados no perfil do colégio no Instagram que é: @padrepalmeiravca

A professora Manoela Freire ainda conta que pretendem estender esse projeto para os alunos também.

E a vice-diretora do colégio, Rogéria Badareny, também relatou que mesmo estantes distantes esse projeto tem servido para unir todos que trabalhavam na unidad educativa, criando um ambiente mais leve diante deste cenário causado pelo covid-19, sem contar que também tem ajudado a estimular a leitura.

A vice-diretora ainda aproveita para parabenizar a iniciativa da professora Manoela, pois mesmo existindo receio da parte de alguns dos participantes por nunca terem feito algo assim, ela conseguiu incentivá-los a participarem.

Comentários2

  • ESPIRITO SANTO VANDINHO

    Excelente ideia, pois a Poesia foi o início da comunicação escrita que deu origem a Democracia em estilo Livre e espontâneo aos nossos Ancestrais Poetas ! Paz e Bem !

  • Lú Galvão

    Muito bom! Eu tb coordeno um Colégio Estadual e estamos com um projeto de produções de memórias...onde posso publicar? Vcs conhecem algum site. Eles estão fazendo produção de textos e vídeos.

Enviar comentário