Em centenário de Rogaciano Leite, editora lança livros do poeta

Em centenário de Rogaciano Leite, editora cearense lança livros do poeta, organizados por sua filha.

Em centenário de Rogaciano Leite, editora lança livros do poeta

Rogaciano Leite é considerado como figura revolucionária da cultura popular nordestina. O poeta, nascido em 1920, passou a ser homenageado em eventos que se iniciaram no dia 1º de julho devido ao seu centenário.

Sobre os livros, eles serão publicados pela editora cearense Imeph, o primeiro fora lançado no dia 1º, enquanto que o segundo tem previsão de lançamento para setembro deste ano.

Foi a filha do poeta e jornalista, Helena Roraima, quem organizou as obras, sendo elas: o clássico “Carne e Alma” e a coletânea de poemas intitulada de “Coração Sertanejo”.

 

Um pouco sobre Rogaciano Leite

Nascido em 1 de julho de 1920 no Sítio Cacimba Nova, no município de Itapetim-P, ele era filho de agricultores.

Rogaciano foi um importante fomentador da cultura do nordeste. Nos últimos tempo seu nome ganhou mais notoriedade em ocasião do seu centenário de nascimento, celebrado no ano passado. E isso fez com que sua obra e trajetória fossem revisitadas.

A Prefeitura do município de Itapetim, em Pernambuco, realizou uma séries de ações virtuais que foram do dia 1º até o dia 3 de julho. Essas ações serviram para que as pessoas conhecessem e se aprofundassem mais na poesia de Rogaciano e conhecessem sua importância cultural.

E é em Itapetim também onde está uma estátua erguida em homenagem ao poeta e jornalista, numa praça que também o celebra.

 

Sobre os livros do poeta Rogaciano Leite

“Carne e Alma” e “Coração Sertanejo” são os títulos dos livros do poeta com lançamento neste ano de 2021.

O “Carne e Alma” foi organizado com todo o cuidado para que se apresentasse como uma publicação de centenário. O livro é considerado como uma obra-prima da literatura do Brasil. Essa obra preserva o conteúdo da primeira edição, que foi publicada em 1950, mas com acréscimos importantes.

Nesse primeiro livro tem-se capa e ilustrações do renomado artista gráfico brasileiro, Maurício Negro.

Já o segundo livro, “Coração Sertanejo”, traz mais de 100 poemas escritos por Rogaciano Leite, havendo poemas inéditos distribuídos entre glosas, poemas românticos, trovas, cantorias, poemas musicados, poemas-reportagens e também poemas-crônicas.

O livro é ilustrado com recortes de jornal, fotos, e manuscritos do acervo da família, possuindo um tamanho diferenciado.

Enviar comentário