David Constantine recebe a medalha de ouro da rainha para poesia

David Constantine ganhou a medalha de ouro da rainha para poesia. O poeta e escritor do Reino Unido é o 51º ganhador desse prêmio de excelência na poesia.

David Constantine recebe a medalha de ouro da rainha para poesia

Constantine foi elogiado pelo também poeta Simon Armitage, ganhador do prêmio anterior, quem destacou a humanidade presente no trabalho do autor britânico.

Esse prêmio de excelência em poesia remonta a 1933 e já também foram premiados autores como Philip Larkin, Ted Hughes, WH Auden, Paul Muldoon, entre outros.

 

Sobre David Constantine e a medalha de ouro da rainha por poesia

Poeta, tradutor e também romancista, Constantine nasceu em Salford District, Grande Manchester, no Reino Unido e publicou sua primeira coleção, sob o título de “A Brightness to Cast Shadows”, no ano de 1980.

Houve ainda um filme, intitulado de “45 anos”, baseado em seu conto “Em Outro País”. Esse filme foi muito aclamado pela crítica.

Simon Armitage, poeta que recebeu esse prêmio em 2018, e que neste ano de 2020 presidiu à comissão que escolheu Constantino, diz que Constantine é, acima de tudo, um poeta humano.

Enquanto isso, David Constantine, premiado com a medalha de ouro da rainha para poesia, conta que ficou muito emocionado quando informado por Armitage que era o ganhador.

Mas ele ainda relatou que nos últimos dias esteve pensando nas tantas pessoas que passaram por sua vida, pessoas que ainda estão aqui e que já se foram, e como foram cruciais na escrita de seus poemas. E conta que isso o fez se tornar ainda mais grato.

Constantine conta que escreve poemas desde quando tinha 16 anos que o tipo de poesias que ele escreve depende quase que totalmente das pessoas ao seu redor. Ele segue ainda dizendo que as pessoas em seu caminho, sejam amadas por ele ou que o amaram, encorajaram-no em sua escrita.

E uma dessas pessoas que lhe inspiraram foi a sua avó, quem perdeu o marido no Somme. Constantine conta que ele era a única pessoa para quem sua avó contava sobre esse acontecimento. Com isso, ele relata que soube qual era a sua responsabilidade diante disso, então escreveu um poema sobre seu avô, esse fora intitulado de “In Memoriam 8571 Private JW Gleave”, que fez parte de sua primeira coleção.

Comentários1

Enviar comentário