Cobradora escreve livro de poesias no ônibus

Para quem tinha desculpas de falta de tempo para realizar um sonho ou mesmo fazer alguma atividade paralela, a cobradora Genicleide Lima, 55 anos, dá um show de aprendizado.

Cobradora escreve livro de poesias no ônibus

Ela, que reside em Recife e diariamente faz a linha TI Xambá/TI Joana Bezerra, entre Recife e Olinda, encontrou inspiração num local pouco provável: dentro do ônibus. E a inspiração veio dos lugares pode onde passou, de elementos da natureza e também dos relatos de passageiros.

Segundo Genicleide, há uma inclinação em si para transformar histórias tristes em histórias alegres.

E com tudo o que lhe inspirava, sejam situações e contemplações boas ou mesmo desabafos de passageiros, ela foi escrevendo seus poemas. A cada momento, com papel na mão, ela ia anotando suas ideias e observações. E assim foram surgindo as primeiras obras que fariam parte do seu livro de poesias intitulado “Pétalas de Gemaguili”, o qual conta com 48 poemas.

 

Um pouco da história da poeta e cobradora

A infância de Genicleide não foi fácil, ela conta que quando era pequena não tinha um acesso frequente a livros. Durante a noite, conta ela, costumava ler com a ajuda de um candeeiro.

A poeta e cobradora morava com sua avó em Alhandra, Região Metropolitana de João Pessoa na Paraíba, mas essa veio a falecer quando ela tinha apenas 10 e, então, ela foi morar com sua tia.

Sua tia teve que se mudar para Recife, pois foi trabalhar como doméstica lá. E, de acordo com Genicleide, ela viu que as coisas não iam bem e decidiu também começar a trabalhar como doméstica aos 12 anos.

Nessa época, ela nem imaginava que um dia seria poetisa e nem muito menos que publicaria um livro.

E foi na casa dos patrões que ele teve contato com um novo mundo até então de difícil acesso: o mundo dos livros. Genicleide conta que entre seus afazeres ela aproveita os tempos livres para ler os livros que o patrões tinham disponíveis.

Mesmo que lesse de tudo, de livros a jornais, o que mais chamava a atenção dela eram as poesias. E quanto mais ela mergulhava no mundo dos livros, mais crescia sua vontade um dia se tornar escritora.

No entanto, como o mundo não é fácil, com trabalhos e família não lhe sobrava mais tempo para pensar no seu sonho, que foi engavetado. Mas agora ela realiza esse sonho da adolescência, que nunca foi esquecido, e consegue publicar o seu primeiro livro de poesias.

O livro de poesias de Genicleide Lima foi lançado no dia 18 de fevereiro, nessa última terça-feira, na Biblioteca Pública de Pernambuco, em Santo Amaro, Centro do Recife.

Enviar comentário