Circuito Digital da Poesia: projeto une poesia e tecnologia

O Circuito da Poesia, projeto que homenageia poetas com a construção de esculturas espalhadas pela cidade de Recife, agora ganhará uma versão interativa.

Circuito Digital da Poesia: projeto une poesia e tecnologia

Após episódios de vandalismo com as esculturas físicas que homenageavam cerca de 12 poetas, dentre os quais João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Luiza Gonzaga, etc., agora esses monumentos foram trazidos para o meio digital e receberam a contribuição do designer e pesquisador Vladimir Barros, do programador Erick Simões e do artista 3D Carlos Burgos. O mesmo teve ainda o suporte do Mestrado Profissional em Design da CESAR School.

Agora as pessoas podem imergir num cenário virtual e conhecer mais sobre esses monumentos. Fora que essa iniciativa é também uma forma de manter viva a memória das esculturas, ainda mais no momento em que as mesmas tem sofrido com ações de vândalos (sendo depredadas como acontecerá com a estátua de Ariano Sussuarana).

E a ideia para esse projeto surgiu de Vladimir Barros, a fim de defender o seu mestrado em design na Cesar School. A dissertação de Vladimir busca mostrar como a realidade aumentada pode potencializar os espaços públicos que não se encontram bem aproveitados, em especial os espaços que são destinados a monumentos de personagens importantes da cultura popular de Pernambuco.

De acordo com Vladimir, o artefato funciona através de um dispositivo móvel. Contudo, o projeto ainda não está no ar por conta da pandemia e a falta de apoio para que já esteja disponível ao público.

O objetivo com o Circuito da Poesia, segunda conta ele, é que a estátua passe informações para o público. Mas o modo como ela funcionará efetivamente tem sido estudado pelo seu idealizador.

Abaixo é há um vídeo mostrando um protótipo do projeto, bem ao estilo “Harry Potter”, como o próprio Vladimir mesmo relata:


Para saber mais, basta seguir o Vladimir pelo Instagram, o @vladimirbsouza. No dia de hoje (01/10) ele fará uma live em seu perfil contando mais sobre esse projeto. Essa lives será promovida pela CESAR School e terá a presença de outros especialistas.

Enviar comentário