Primeira lista de finalistas do prêmio Jabuti 2020

No dia 22 de outubro deste mês foi anunciada a lista com os finalista do Prêmio Jabuti 2020. Foram selecionados 10 finalistas das 20 categorias existentes no prêmio.

Primeira lista de finalistas do prêmio Jabuti 2020

Já em sua 62ª edição, o Prêmio Jabuti seguiu com a divisão das categorias em quatro eixos, sendo eles: Ensaios, Livro, Literatura e Inovação. Mas neste ano houve o acréscimo de mais um que foi o eixo “Romance de Entretenimento”.

 

Sobre a lista de finalista do Prêmio Jabuti 2020

Nesta edição, o Jabuti recebeu 2.599 inscrições entre autores com selo editorial e também independentes. No caso dos finalistas, foram 200 ao todo, sendo que 117 possuem selo e 10 deles são independentes.

Dentre os finalistas estão autores como Chico Buarque (concorrendo com a obra “Essa gente”), Edney Silvestre, Eliezer Moreira (concorrendo no novo eixo), Ana Rüsche (também concorrendo npelo novo eixo), Adriana Lisboa, Luiz Ruffato, Paulo Scott, Felipe Castilho, entre tantos outros autores, poetas, pesquisadores, etc.

Cabe dizer que no eixo Ensaio houve uma alteração devido a que reunia muitos temas e recebia muitas obras. Desse modo, a parte dessa 62ª edição foram acrescentadas as categorias Ciências Humanas e Ciências Sociais. E nesse eixo participam autores como Djamila Ribeiro, Ailton Krenak, Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling, Leonardo Avritzer, entre outros.

Quando aos autores independentes que foram selecionados para essa primeira lista do prêmio, quatro desses autores concorrem na categoria Histórias em Quadrinhos, um concorre na categoria infantil, outro na categoria juvenil, outro em biografias, documentários e reportagens, mais um dos independentes concorre em artes, outro em ilustração e outro em economia criativa.

Acessando aqui você pode conferir a lista completa dos finalistas do Prêmio Jabuti 2020. E aqui você pode conferir os jurados que cada uma das categorias do prêmio.

No dia 5 novembro deverá sair a segunda lista com os cinco finalista de cada uma das categorias.

E será no dia 26 de novembro que serão anunciados os vencedores e o ganhador do Livro do Ano. O evento de premiação será online.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    UAU ! Parabéns a todos participantes ! Paz e Bem !

Enviar comentário