Bob Dylan: os 80 anos do músico, escritor e também poeta

O músico, ícone do folk, conhecido por ser complexo e misterioso, completou 80 anos na última segunda-feira (24/05).

Bob Dylan: os 80 anos do músico, escritor e também poeta

O músico, dono de uma voz inconfundível, é também escritor e poeta, sendo conhecido por musicalizar os seus versos. Dylan venceu o Nobel de Literatura devido aos seus modos de expressão poética inovadores.

Muitas das canções de Dylan tornaram-se verdadeiros hinos para diversas gerações.

Ele é um escritor e músico conhecido por expressar suas ideias por meio de metáforas. Um exemplo disso seriam as letras de suas canções que usavam as metáforas para falar o que poucos se atreviam a fazer durante a Guerra Fria.

 

Um pouco sobre Bob Dylan

Robert Allen Zimmerman, nome real de Bob Dylan, nasceu no dia 24 de maio de 1941 em Duluth, Minnesota. Ele é um dos artistas contemporâneos mais influentes, em especial no meio musical.

Conhecido como uma lenda no folk, Dylan surgiu da contracultura existente nos anos de 1960. É também conhecido como um poeta que não pode ser rotulado.

Foi ainda na sua adolescência que ele começou a tocar. E aos 21 anos ele escreveu a música que viria a ser um hit tempos depois: “Blowin’ In The Wind”, uma canção que fala sobre a guerra e protestos.

Dylan tem mais de 60 anos de carreira. E em meio a marchas de protestos na América em prol dos direitos civis e contra a guerra do Vietnã, o artista traz músicas como “Blowin’ in the Wind” e “The Times They are a-Changin”.

No filme intitulado de “Inside Llewyn Davis” (2013), os cineastas Joel e Ethan Coen tentam representar como foi o início de carreira de Dylan, mostrando, entre outras, cenas onde ele se apresentava num bar sórdido no Greenwich Vilage de Nova York.

O músico, escritor e poeta é tantos num só que há ainda outro filme, onde se tem seis atores representando as suas diferentes facetas. Esse filme é do cineasta americano Todd Haynes, sendo intitulado de “Não estou lá” (2007).

Enviar comentário