Ai-Da, a robô que escreve poesia e cria obras de arte

Ai-Da é um robô que é capaz de escrever poesias e também de fazer obras de arte.

Ai-Da, a robô que escreve poesia e cria obras de arte

Ela é a primeira humanoide ultra-realista que tem a capacidade de aprender a fazer coisas que os humanos fazem com base no comportamento deles.

Ninguém nunca imaginaria que um dia teríamos um robô com capacidade para as artes, tendo essa espécie de “sensibilidade”. Até então quando se falava em máquinas assim e em inteligência artificial as pessoas temiam, imaginavam coisas como acontecem em filmes, com os robôs assassinos, fora de controle.

Mas a chegada da Ai-Da mostra que eles são capazes de aprenderem muitas coisas, são usados para o bem e até mesmo podem ser artistas.

O responsável por essa invenção é Aidan Meller, que mora em Oxford, na Inglaterra.

Essa robô fez a sua primeira apresentação no dia 26 de novembro deste ano, onde recitou uma poesia que ela mesma elaborou usando algoritmos. Isso foi feito também como forma de celebrar o poeta italiano Danto Alighieri.

 

Mais sobre a apresentação da robô Ai-Da

Essa apresentação ocorreu no museu Ashmolean, na Universidade de Oxford, numa exibição que celebrou o aniversário de 700 anos da morte do poeta Dante.

O poema escrito por Ai-Da é uma resposta ao poema “A Divina Comédia” de Dante, qual ela leu por completo tendo-o como base para escrever o seu. Desse modo ela pôde usar esse material para orientar seu algoritmo para conseguir ter inspiração com base nos diálogos do poema do poeta italiano.

A seguir, a robô utilizou o seu banco de palavras para compor o seu próprio poema. Meller descreveu o poema de Ai-Da como uma obra bastante emotiva. Num dos versos ela escreveu:

poem

Meller conta que a robô possui uma habilidade para escrever poemas tão similar a capacidade humana que seria difícil dizer que o poema não foi escrito por um ser humano.

Comentários2

  • DAN GUSTAVO

    Dante, Júlio Verner.. e nem mesmo o surrealista André Bretón poderia imaginar uma dessa! Tomara que não tome o meu emprego também...!rs Brincadeirinha! Seja bem-vinda ao mundo das belas letras, linda robô!

  • SANTO VANDINHO

    Reflexão ! Robô fazendo Robô e assim vai se fazendo e transformando ! paz e bem !

Enviar comentário