Abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura

Na última segunda-feira (25), abriram-se as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura como foco em obras inéditas. A edição 2021 do prêmio contempla obras dos gêneros romance e conto.

Abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura

A inscrição é gratuita e processo é através da internet, indo até o dia 19 de fevereiro.

Para mais informações, basta acessar o regulamento no site oficial aqui: https://www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc

 

Um pouco sobre o Prêmio Sesc de Literatura

O prêmio foi criado em 2003 e de lá para cá já revelou 31 novos autores e teve mais de 16 mil livros inscritos.

Esse é um dos prêmios mais importantes do Brasil e que oferece voz aos novos autores. Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura tem sua obra inédita publicada pela editora Record com uma tiragem de 2 mil cópias, inicialmente.

Com essa parceria com a editora, então o projeto ganha ainda mais destaque e credibilidade também, como salienta o analista de literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues.

E mesmo com a pandemia devido ao coronavírus, o prêmio segue para a sua 18ª edição.

Um fato interessante é que as inscrições as obras acontecem pela internet sob pseudônimos, desse modo evita-se qualquer favorecimento, uma vez que os integrantes da comissão avaliadora não conhecem os autores.

Para a seleção dos livros de romances e contos, conta-se com a avaliação de escritores renomados que avaliam as obras por sua qualidade literária.

Mas os escritores ganhadores não apenas conseguem publicar seu livro, como também são convidados para outros eventos de importância internacional como o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal, a primavera Literária Brasileira, na França, e a Feira do Livro de Guadalajara, no México.

A edição 2020 do prêmio teve como vencedores Caê Guimarães com a obra “Encontro você no oitavo round” (categoria romance) e Tônio Caetano com “Terra nos Cabelos” (categoria contos).

E ao longo desses anos de existência do prêmio, vários nomes foram lançados na literatura atual, tais como Franklin Carvalho, Rafael Gallo, Sheyla Smanioto, Juliana Leite, Lucia Bettencourt e Luisa Geisler,André de Leones.

Enviar comentário