27 estações de metrô recebem exposição de arte e literatura

27 estações de metrô de Brasília, distrito federal brasileiro, recebem exposição de arte e literatura.

27 estações de metrô recebem exposição de arte e literatura

Sob o título de “Europe Readr” a exposição chegou na última segunda-feira as estações de metrô do DF. E o objetivo é que os passageiros conheçam um pouco da obra literária contemporânea de países que fazem parte da União Europeia em cada parada que o metrô fizer.

O nome “Europe Readr” é algo que faz alusão à plataforma de literatura de mesmo nome na Eslovênia, a qual marca o começo da presidência dela no Conselho da União Europeia, que se deu no mês de julho deste ano.

 

Mais sobre a exposição de arte e literatura nas 27 estações de metrô

Cada uma das 27 estações de metrô do DF receberá um painel com o objetivo de simbolizar os 27 países integrantes da União Europeia, exceto a estação Galeria, que receberá dois painéis, onde haverá: a capa de um livro de um dos países, uma citação no idioma português, um QR Code para acessar a plataforma digital Europe Readr e também uma tela artística.

Foram alunos de design e arquitetura do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF os responsáveis por produzir as telas, tendo sido inspiradas nas obras europeias.

Essa iniciativa tem o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI) e o Metrô-DF.

O objetivo com isso também é promover um diálogo interdisciplinar entre os jovens autores europeus e os seus pensamentos em relação a Brasília quanto as vivencias no futuro ali. E é também uma forma de disponibilizar espaço para compartilhar ideias em diferentes áreas como urbanismo, literatura, arquitetura, etc.

Para Renata Zuquim, chefe do EAI, a exibição no metrô é algo estratégico: “As estações metroviárias são importantes pontos de ligação e trânsito de pessoas, frequentadas diariamente por milhares de cidadãos. Por isso, disseminar a cultura internacional nesses locais agrega ainda mais valor à cidade de Brasília como capital do nosso país, que por si só já tem essa característica global”, relata ela.

Enviar comentário