Jose Fernando Pinto

Eu quero ser livro

Eu quero ser livro, e hoje acordei pensando em como fazê-lo, ser um livro, ser livre e voar sem desespero. Sim, eu quero ser livro, quero voar por aí feito poesia de amor, exaltando o calor e o cheiro de flor em cada folha, cada palavra, em cada verso que expor.

Eu quero ser livro, pode ser ficção, pode ser de ação, um livro de cânticos ou oração. Importante é ser livro, voar de mão em mão, provocar emoção e quando você estiver triste, prender a sua atenção.

Sim, eu quero ser livro, um livro de cabeceira ou por cima da geladeira que chame sua atenção ao passar por ali, posso ter algumas gravuras e nas noites escuras eu te faça sorrir. Eu quero ser um livro, livre feito cordel e em cada folha de papel o amor traduzir.

Eu quero ser livro, e na capa eu quero ter um mapa que indique o caminho pra ser feliz, pode ser sozinho ou acompanhado, ser feliz no presente, não importa o passado. Eu quero ser livro, um manual pra viver, que ensine a sobreviver aos momentos difíceis, que ajude a encontrar a luz no caminho, um livro que indique a beleza da flor e do espinho.

Eu quero ser livro, livre como as canções que embalam os corações enamorados, um livro que ensine a viver e não aponte pecados. Eu quero ser livro, livre como o vento, suave como o pensamento, e quando você ler minha história, quero estar na sua memória, nem que seja por um momento, porque eu quero ser livro, e livre para voar...

Jose Fernando Pinto

  • Autor: Jose Fernando Pinto (Offline Offline)
  • Publicado: 22 de Novembro de 2020 17:23
  • Categoria: Amor
  • Visualizações: 38
  • Usuário favorito deste poema: Ana Fonseca.

Comentários8

  • Maria dorta

    Se livro fosses,terias já uma leitora ávida e louca para te ler!

    • Jose Fernando Pinto

      Gratidão querida Maria Dorta! Como é gratificante quando nosso texto consegue transmitir a mensagem ao leitor (a), muito obrigado, me sinto premiado com tuas palavras!

    • Ana Fonseca

      Adorável! Acabo de descobrir que gostaria de ser um livro também!

      • Jose Fernando Pinto

        Gratidão Ana Fonseca! Somos todos livros, embora nem sempre lidos, rsrs! Perdoe a brincadeira, obrigado por comentar esse texto que eu gosto muito e fiz num daqueles momentos de melancolia onde a poesia acaba nascendo de forma muito espontânea!

      • CORASSIS

        Belo texto!
        Escreveu com sensibilidade e maestria .
        Parabéns !

        • Jose Fernando Pinto

          Gratidão Corassis! Um daqueles textos que nasce pronto, rsrs! Eu gosto muito dele, talvez porque tenha nascido nesse momento difícil de pandemia! E tem o lande de brincar com as palavras que eu gosto bastante!

        • @(ND)

          Seus textos Fernando nos remete realmente ao mundo poético com maestria , como indaga o poeta Corassis, eu agradeço pela oportunidade de ler e viajar neste contexto de ser um livro... Vai de encontro com o desejo dos poetas que amam essa linguagem doce, bela e cheia de sonhos... Gratidão!

          • Jose Fernando Pinto

            Gratidão querida Neiva Dirceu! Eu é que me sinto privilegiado em ser lido por você! Esse texto é daqueles que nascem num único sopro, rsrs!

          • Elfrans Silva

            Uma das idéias de ser completo na vida está plantar uma árvore e ler um bom livro. Excelente coisa desejas amigo poeta. Feliz oque pode ler sua alma e as suas linhas. Parabéns José Fernando.

            • Jose Fernando Pinto

              Gratidão meu amigo Elfrans Silva! Somos todos livros, somos todos poesia, algumas vezes somos a saudade, em outras felicidade, mas o mais importante. somos todos humanos com sensibilidade!

            • Shmuel

              Ser um livro! Que idéia linda. Parabéns por tão bela poesia, colibri Jose Fernando.
              Boa noite!

              • Jose Fernando Pinto

                Gratidão meu amigo, uma das minhas loucuras poéticas, rsrs! Grande abraço!

              • Geralda Maria Pinheiro Figueiredo Pithon

                "Eu quero ser livro, livre como as canções que embalam os corações enamorados, um livro que ensine a viver e não aponte pecados"
                Eu quero ser um livro, nesse contexto...rsrsrs!
                Que poema encantador, poderia passar o dia todo aqui lendo e ainda seria pouco!

                Parabéns, amigo, poeta Colibri!

                • Jose Fernando Pinto

                  Gratidão pelas palavras querida Geralda, é um grande privilégio ser lido por você, grande abraço!

                • Hébron

                  Meu amigo José Fernando, é sempre prazerosa a leitura das suas páginas!
                  Estilo e riqueza poética!
                  Se vc colocasse uma capa talvez não seria um herói dos quadrinhos, seria um livro! E nessa realidade é vc que salvaria o mundo!
                  Abraço

                  • Jose Fernando Pinto

                    Gratidão por palavras tão gentis meu amigo Hébron, essa "loucura poética" que nos envolve é com certeza uma forma de tornar nosso mundo "mais humano", é uma grande responsabilidade para os poetas, mas certamente é um fardo que carregamos com muita alegria. Seus textos trazem isso com clareza, embelezam o mundo e nos inspira diariamente, grande abraço!



                  Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.