Letícia Alves

A Segunda Estrela



Poderei eu ver a ¹Segunda Estrela?
Acima, à direita, ²azulada, ³branca e ?roxa,
à quilômetros daqui?

Tudo que brilha está longe daqui e eu
pressinto o que conta-me os
planos dos sonhos.

A Segunda Estrela é a necessidade.
Resplandece no céu que não é meu,
lidera a noite, esta que é minha.

Quando a hora final ressurgir, os
sonhos não serão mais do que
meras palavras.

Portanto, ame a lua; morra com a
Estrela Primeira e abrace a
noite deslocada

Até lá, espero que a Segunda
Estrela cruze logo essa noite
e desponte perfurando-a.

[É uma certeza que quero que
desejo que aconteça logo.]

1. Segunda Estrela: esse termo faz referência ao renascimento pessoal, ao ressurgimento individual das trevas à luz, ao desenvolvimento e crescimento. Ao encontro próprio com céu, o divino, a proteção, a esperança, o desejo, a renovação, o equilíbrio e a sabedoria.

2. Azulada: refere-se ao estado intrínseco de melancolia, espiritualidade e reflexão constante que levam à harmonia em mim.

3. Branca: designo como branco a estrela que é radiante e luminosa, sem espécie alguma de dano. Tudo que é puro e bom, doce e terno.

4. Roxa: aqui faço uma mistura de conceitos linguísticos: "Borahae", em coreano, é uma mistura de duas palavras coreanas, "bora", que significa roxo, e "saranghae", que significa eu te amo, sendo essa junção criada por Kim Taehyung, para expressar o conceito de amar e confiar por muito tempo, porque roxo/violeta é a última cor do arco-íris.

5. Estrela Primeira: aqui ela significa as primeiras dificuldades, os tormentos e problemas que existem antes do nascimento da Segunda Estrela. Esta precisa morrer para o nascimento da segunda. 

  • Autor: Hyun (em coreano significa: iluminado/inteligente) (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 5 de Janeiro de 2024 15:31
  • Comentário do autor sobre o poema: [Estou passando para o notebook textos que escrevi há uns três meses e não tive a oportunidade de passar e, em consequência, vou ir postando cada um deles aos pouquinhos.] Eu estudei coreano nas férias do ano passado durante um curto período de tempo, mas o que aprendi ainda ressoa na minha mente haha e como vejo constantemente conteúdos nessa língua, é natural que quando resolvo escrever poesia minha mente queira cruzar as línguas (o que também acontece com o inglês haha) e os diversos conhecimentos dessa pequena pessoa. Uma das minhas grandes fontes de inspiração para a escrita é um ser humano extraordinário chamado 'Kim Namjoom (poeta, rapper coreano)', já escrevi coisas aqui inspiradas nos textos/canções dele e nos comentários de um poema também já citei ele, e as letras das suas canções me inspiram e acalentam de uma forma singular e avassaladora – e essas palavras nem definem tudo que ocorre quando ouço, é algo para além do físico, do pensamento... é sublime, apenas. Por isso, às vezes, quando escrevo, não consigo separar esses conhecimentos, pois a melhor forma de descrever muitas coisas sobre a vida, em particular a minha, é cruzando todos esses universos. (Inclusive Kim Taehyung é amigo de Kim Namjoom, eles estão juntos no mesmo grupo, a música acima é uma música deles dois).
  • Categoria: Reflexão
  • Visualizações: 23
  • Usuário favorito deste poema: Letícia Alves.

Comentários6

  • Helio Valim

    Olá, Letícia.
    Seu texto consegue ser denso e singelo de modo ímpar. Parabéns pelo belo poema, que conversa com o leitor de forma profunda, convidando à reflexão mais apurada!
    Um abraço.

    • Letícia Alves

      Muito obrigada pela bela apreciação!
      Abraços!

    • Claudio Reis

      Uma poetisa e o dom da beleza da escrita, uma poetiza e a dádiva da beleza da alma, uma poetisa e a graça da beleza do Ser!

      Estrelas brilham no ceu!
      São muitas as estrelas, mas uma delas brilha dentro de nós quando polimos suas cinco pontas a fazendo reluzir
      A ponta da consideração, a ponta do respeito, a ponta da proteção, a ponta da doação, a ponta da admiração
      Amor é o nome desta estrela.

      Siga feliz poetisa, abraços.

      • Letícia Alves

        Muito lindo o seu comentário e faço das suas palavras as minhas.

        Agradeço pela apreciação e carinho.

        Desejo que siga feliz também!
        Tenha uma boa noite.

        Abraços estelares!

        • Claudio Reis

          Abraços estelares, cósmicos!

        • Antonio Olivio

          Grande Letícia, neste seu poema único, você demonstra um profundo conhecimento cultural e fascínio pelo céu ( que já observei em outros poemas teus).
          A sua espiritualidade e encantamento com outros povos da terra acaba te proporcionando maravilhosas experiências na escrita..
          Quem ganha com isto tudo? Nós que temos o privilégio de ver e sentir o teu nascimento e renascimento!!!

          • Letícia Alves

            Ah, querido Antonio! Muito obrigada de coração por esse lindo comentário! Realmente o céu me fascina, mas também me fascina o fato de pessoas como você admirarem a escrita de uma pessoa como eu. É sempre muito prazeroso ler tais comentários e saber que algo que escrevi transcendeu a barragem da letra, da palavra e tocou a sua alma.

            O privilégio é meu de poder compartilhar esses rabiscos escritos do mundo que sinto com pessoas que prestam atenção nos rabiscos do mundo tal como eu, é um privilégio receber esse carinho e admiração, de verdade.

            Abraços estelares!

          • Sergio Neves

            SERGIO NEVES - ...uma estrela a falar de estrelas! ...sim, nesse "métier" (poético/literário) dá pra muito bem te considerar uma estrela...,...nesse quesito tens luz própria! ...e olha que é uma luz brilhante pra caramba! / ...esse teu escrito demonstra bem isso...,...perspicácia, conhecimento, sabedoria, didática...,...tudo versado de modo a causar reflexões mil dentro de um contexto poético muito bem "arquitetado"...,...essa tua analogia estelar "renascentista" -podemos dizer assim, ficou pra lá de interessante...,...um (teu) ensejo de se poder alcançar um patamar mais "elevado" o mais breve que possível seja me parece que é o que motivou o teu inspiracional... (...influências mil sobre tal deixas transparecer no teu -também interessantíssimo- "comentário do autor sobre o poema"...) // ...um texto digno de elogios esse teu! /// Carinhos a ti, "astronômica" menina.

            • Letícia Alves

              Muito, muito, muito, mas muito obrigada!

              Eu já nem tenho mais palavras pra expressar o quanto que é especial a conexão, a ponte que a escrita estabelece, e é sempre muito prazeroso ver as tuas interpretações, o "outro olhar" do poema haha, mas acertastes em cheio, o poema é sobre essa necessidade imperiosa de alcançar o que tem de ser alcançado sim, mas, ao mesmo tempo, tem um outro significado "subjacente", sobre querer ir logo de volta para casa, que para a minha pessoa, é o céu. Voltar para onde tudo começou e não ter que lidar com os pesares da Terra.

              No fim, tem essas duas interpretações: a mais objetiva, ansiosa e filosófica e a que tende para uma vertente mais espiritual e saudosista/melancólica.

              Abraços cheios de luz e uma ótima noite!

            • Ema Machado

              Poucos poetas conseguem transferir em palavras uma visão divinal e culta como a sua. Parabéns, menina linda! Continue a soltar teus versos, encantam!

              • Letícia Alves

                Muito obrigada, querida!!

                Fico lisonjeada com o seu carinhoso comentário.

                Abraços iluminados e uma boa noite!

              • Sergio Neves

                SERGIO NEVES - ...o Céu, enquanto "celestial" na sua sublimidade, deve ser até um lugar bom pra se querer estar...,...mas,...vás não! ...fique por cá mesmo! ...tá certo que por essas terráqueas bandas tá tudo um "pouquinho" bagunçado ("pesares" mil, -difíceis de se lidar, como tu mesmo dizes),...mas,...vás não! ...farias muita falta por aqui...,...tens muito ainda a nos "ofertar" com toda essa tua "grandeza"...,...quero poder continuar a ler-te até a daqui a "milênios"...,...então, repito: ...vás não! /// Carinhos.

                • Letícia Alves

                  Pode deixar que não vou. haha
                  Tem uma frase dum filme do studio Ghibli que sempre me ajuda a perseverar e que acho linda e gostaria de compartilhar: "O vento ergue-se, devemos tentar viver." E isso tento aplicar diariamente, obrigada pelo comentário carinhoso mais uma vez.
                  Abraços!



                Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.