Vivemos em um país_ padastro.
Pagamos impostos tão altos.
O povão vive de rastro.
Os pobres comem do lixão
e temos trilhões em caixa,no Tesouro.
Tudo fluindo para, dos políticos, as mãos.
Gastando de nosso suor eles se perpetuando,sem perdão.
Agarrados estão ao Poder,sem merecer.
E a Nação ficando mais pobre,com tantos indigentes.
Povão comendo do lixão.
E os políticos sem compaixão.
Bebendo wisky,ou vinho francês,
Comendo picanha nos quartéis.
Até lá,quem diria, há esbanjaçao!
Eles de férias,vão aos USA ou até às
Costas de Santa Catarina.
Se impanturram de camarão
E nossos pobres comendo do lixão...
Pobres morrem de fome,de Covid,
Calados,sem reclamar,dizem ser sua sina.
Ó que vida bovina!
Sua sina foi ter nascido pobres,Pretos,não ter tido estudos.
Não ter tido desenvolvido sua inteligência,ficam cegos e surdos.
Educacao daria competência a eles de votar corretamente.Melhor esquecer!
Seria bom tirar essa corja que se perpetua a mamar nas tetas do poder.
Por que não formamos uma corrente de " influencers" para ajudar nossa gente a votar corretamente?
Tirariamos esses políticos dessa mamata!
Só visam dinheiro e Poder.
Fazem leis para se proteger.
Ninguém fala e quem, ousadamente,denuncia...
Arma_ se uma rede de proteção.
Ameaçam o denunciante com a morte ou a seus cargos perderem,ou vão a' Justiça.
Até quando, nós, que temos algumas luzes, vamos continuar ,calados,compactuando com tudo?
Maria Dorta 20_ 1_2022
- Autor: Maria dorta (Pseudónimo ( Offline)
- Publicado: 20 de janeiro de 2022 01:25
- Comentário do autor sobre o poema: Um grito de alerta e de indignação com essa (i) Nação brasileira.
- Categoria: Não classificado
- Visualizações: 35
Comentários9
Bom dia poeta
Não é uma indignação apenasmente noturna, é diária, pois diariamente vemos gente como este debilóide se engasgar de entupir o intestino de camão fino, enquanto os pobres tomam sopa de osso bovino.
1 ab
Triste verdade,amigo. O que me dá ainda mais tristeza e santa indignação é ver nossa omissão e daqueles que poderiam diminuir ou amenizar essa ingrata,para não dizer desgraçada, situação do nosso povo. Uma ajuda aqui,outra ali,cestas básicas que podemos oferecer,nada disso basta,tu sabes! Modificar essa nossa política,com seu ranço da herança dos primeiros tempos da conquista,deve ser um trabalho lento. Mas,os intelectuais,gente das belas Artes,os letrados, bem que poderiam liderar a mudança dessa política protecionista,injusta,diminuir a bandalheira...isso também, é parte e compromisso da gente. Tirar as vendas do povo,não é fácil mas não podemos seguir inertes,do criticando sem agir. Sei que você me compreende. Desculpe esse meu desabafo! Bom dia!
Uaauuuu
Amiga Maria dorta, te admiro muito nos escritos e nas ideias.
Que seu gritou seja ouvido.
um grande abraço
Sim,espero que esse grito evoo nos ouvidos daqueles,que como nos,tivemos o privilégio de ter pão,educação e através dela,luzes para ver como estão destruindo as bases de nossa Nação e acabando pela fome e pelas doenças( Covid,influenzae etc) os mais miseráveis,pobres,pretos,mulatos,kilombolas,indígenas...num trabalho orquestrado pelo Mandatário_ Mor. E nós,que fazemos? Devemos,como povo mais aquinhoado,sair das palavras de crítica e indignação...a' ação. Tirar as vendas do povão. Retirar a quadrilha que está com o poder na mão...pelo voto. Influir junto aos próximos,a quem pudermos tocar para melhor votar em outubro. Retirar essa corja do Poder. Desculpe o desabafo!
Eu tenho fé que tudo pode ser melhorado! Esse país é lindo! Um bom dia!
Fé apenas não basta,minha jovem prendada! Temos que partir para a ação,influenciar a quem estiver mais próximo,retirar_ lhe as vendas,para poderem ver melhor nossa funesta realidade e...votar melhor. Renovar todas as cadeiras de Presidente a Deputados. Mandar higienizar as cadeiras para não ocorrer contágio da contumaz ladroagem em benefício deles,nem de seus pares. Não podemos nos omitir!Grata pela tua interação ao meu poema.
"Chapéu"! Grande Vitória!
Grata por teu apoio . Abç
Disse a mais pura verdade, infelizmente é esta a realidade em que vivemos. Peçamos a Deus que tenha misericórdia do nosso povo, de nossa Nação.
Deus já nos deu o poder de escolha,nosso livre arbítrio...agora cabe a nós,agir ,ter reação e coragem de provocar mudanças. Grata pela tua interação . abç
Eu respeito sua intenção em mesclar arte e política mas eu não vejo como uma boa combinação. A arte é uma expressão de sentidos e a política não pode ser tratada com sentimentalismo. A política requer reflexões, argumentações que podem ser exaustivas e contra argumentacoes que não podem ser exercidas na expressão das artes. Pelo escopo e necessidades tão diferentes eu vejo com aversão essa combinação mas jamais desdenhando da importância da reflexão sobre a política. Ainda assim, és ótima poetisa.
Agradeço tua opinião mas,continuo com a minha. Se temos engenho e arte pode_ se sim,mesclar,poeticamente,as duas. Liberdade de ponto de vista e de crítica. Sou grata.
Excelente texto! Me identifico e solidarizo com este justo e necessário desabafo!
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.