Poeta Vinicius de Moraes é homenageado em Na Trilha da História

O programa Na Trilha da História oferecerá três episódios para contar um pouco da trajetória do poeta Vinicius de Moraes. Essa minissérie contará com a presença do biógrafo José Castello, que foi quem escreveu o livro “Vinicius de Moraes – O Poeta da Paixão”.

Poeta Vinicius de Moraes é homenageado em Na Trilha da História

Nos episódios, além da narração da trajetória do poeta, dramaturgo, diplomata e compositor de bossa-nova, haverá, claro, músicas históricas que ajudarão a oferecer um pano de fundo.

 

Mais sobre a programação sobre Vinicius de Moraes

Foi por influência de seus pais que o jovem Vinícius teve inclinação pelas artes. Sua mãe era uma pianista e seu pai um poeta. Vinícius, inclusive, chegou a pegar um dos poemas do seu pai para presentear a sua namorada de infância.

Mas foi quando, aos 17 anos, ele ingressou na Faculdade de Direito do Catete (um local católico) que sua paixão pela literatura se aflorou.

Com muita frequência ele fazia parcerias para compor músicas com Tom Jobim, quem lhe deu o apelido de “poetinha”. Foi em 1933 que ele publicou o seu primeiro livro de poesias. No ano seguinte ele publicou outro e esse lhe rendeu uma premiação.

Vinicius era também conhecido como conquistador, sendo que quando jovem ele possui um porte atlético e praticava jiu-jitsu. Ele era um fumante e apreciava uísque, sendo conhecido por muitos também como um boêmio inveterado.

Uma das influencias do poeta foi o escritor e seu colega de faculdade Octavio de Faria, sendo para Vinicius como um mentor.

Se Vinicius estivesse vivo, ele completaria 107 anos no dia 19 de outubro. Mas foi no dia do aniversário do carioca que o primeiro episódio dessa minissérie foi ao ar. O mesmo pode ser ouvido no player no site da rádio EBC. Nesse episódio é narrada a fase de Vinícius quando jovem. E neste ano de 2020 completam 40 anos da morte do poeta.

Comentários2

  • SANTO VANDINHO

    "Salve ! Salve ! O nosso querido colega Vinicius de Moraes" Paz e Bem ! (Saudades) !

  • Chico Lino

    Em tudo ao poetinha serei atento, antes... grande Vinícius...

Enviar comentário