O corte e a chama: poemas sobre a destruição da floresta

O livro “o corte e a chama” de Leo Cunha e Paulo Rea fala sobre desmatamento e suas consequências. Esse livro de poemas aborda a forma como isso afeta o equilíbrio ambiental, destruindo fauna e flora e a sobrevivência dos povos que vivem na floresta.

O corte e a chama: poemas sobre a destruição da floresta

A obra, focada no público infanto-juvenil, será lançada pela editora Pulo do Gato. E já se encontra em pré-venda no site da editora.

O livro traz poemas narrativos de Leo Cunha e ilustrações de Paulo Rea, sendo abordados temas como as queimadas e os desmatamento por corte. Leo conta que essa obra é uma espécie de poema duplo, onde cada um deles trata der um dos temas mencionados e com as ilustrações de Rea as palavras ganham ainda mais vida e sentido.

Mas a ideia de incluir as ilustrações veio da editora Márcia Leite. Que sugeriu incluir ilustrações feitas por Paulo Rea.

Rea é conhecido pelo seu trabalho de ilustração em marcheteria. Nesse seu trabalho, com foco na ecologia, ele junta pedacinhos e vai colando sobre o desenho no papel como se montasse um quebra-cabeças.

E essas ilustrações de Rea mostram a expressão dos animais da floresta ante o desmatamento do seu habitat.

Como descreve o próprio Leo Cunha, as ilustrações ajudam a dar mais essência aos seus versos, trazendo um sentimento de tensão, mostrando a perseguição que os seres que vivem na floresta passam ante o desmatamento e as queimadas.

Uma curiosidade sobre essa obra é que ela é em edição espelhada, com os dois poemas simétricos. Ela, então, possui duas capas, sendo uma sobre a parte do “corte” e outra sobre a “chama”. E para ter acesso ao outro poema, basta que o leitor vire o livro de cabeça para baixo.

Mas os poemas não tentam ser singulares, são duas partes de um todo. Sendo assim. Chega uma parte onde há um encontro na narrativa através das ilustrações. E essa foi a ideia de Cunha com os dois poemas.

Enviar comentário