Kiko Ferreira e os poemas de “Manual de Berros”

“Manual de berros” é um livro de poemas lançado pelo poeta e escritor Kiko Ferreira. O objetivo da obra, que faz trocadilhos com poetas como Manoel de Barros, é ser uma resposta ao modo de fazer poesia e como o mundo é movido nos dias atuais.

Kiko Ferreira livro poesias

O livro é o décimo lançado pelo poeta e também jornalista que participou do programa Sempre um Papo, no dia 3 de março, ao lado dos poetas Tonico Mercador e Thais Guimarães.

De acordo com Ferreira, o autor e poeta Manoel de Barros serviu-lhe como inspiração e também para lhe acalmar diante do cenário atual da poesia e do modo como as pessoas vivem, com discussões extremas em redes sociais.

Ele ainda conta que, assim como Barros, outros poetas como Adélia Prado e Mário Quintana tinham uma visão que ia além de discussões raivosas. Esses poetas tinham a capacidade de trazer calmaria em meio a uma tempestade e ainda hoje o conseguem fazer na vida do poeta Kiko Ferreira.

 

Como a obra nasceu

Segundo o jornalista, escritor e poeta, Kiko Ferreira, a ideia para a obra surgiu ainda em 2017, quando as pessoas estavam numa tempestuosa discussão sobre ideologias políticas.

Foi nesse ano que ele, sentindo-se triste por conta das tantas brigas e ofensas feitas, especialmente por meio de redes sociais, resolveu então escrever os primeiros poemas que fariam parte de “Manual de berros e a poesia física”, lançado pela Editora Impressões de Minas.

Segundo Ferreira, todo esse alvoroço o fez perder o sono por muitas vezes. Mas o tempo em claro não foi perdido, pois ele usava para expressar seu descontentamento por meio de sua poesia.

Ele conta que chegava a acordar durante a madrugada e ficava pensando aonde toda essa discussão, raiva e alvoroço com ideologias opostas iria terminar. Nisso, nesse momentos de preocupação, ele costumava escrever alguns rascunhos e deixar ao lado de sua cabeceira. Ali surgiam as primeiras ideias, nascidos de uma reflexão sobre a indelicadeza das pessoas, as quais parecem estar sempre gritando, sempre “aos berros”, como diz o autor.

O livro conta com 113 páginas e mesmo que a inspiração para ele tenha surgido num momento e inquietação e angustia, os poemas são escritos com toque de bom humor.

Pode-se dizer que o livro do poeta tenta encarar os problemas atuais com bom humor, mas, claro, não sendo o fato de fazer graça com todas as situações, mas sim levar mais leveza para as pessoas em meio a tempos onde parece reinar apenas o ódio.

Enviar comentário