Homem aprende a ler com a bíblia e se torna poeta premiado

Homem aprende a ler com a bíblia e se torna um poeta premiado.

Homem aprende a ler com a bíblia e se torna poeta premiado

Foi aos oito anos de idade que Ferreira Lima aprendeu a ler por meio da bíblia sagrada e aos nove ele já havia lido todo o livro. E foi assim também que nasceu o amor pela poesia em sua vida.

Agora, com 67 anos de idade, Lima conta a sua trajetória, o caminho que o levou para a poesia.

 

Sobre o poeta Ferreira Lima e sua história de aprendizado da leitura com a bíblia

Lima é natural de Serra da Donana, uma comunidade evangélica que fica perto do município de Jucás, no sul do Ceará. Ele conta que recebeu alfabetização ainda em sua casa através do seu pai e da sua mãe.

Seus pais, sabendo da importância da educação para o garoto, resolvem comprar uma tabuada e cartilha do ABC (que eram os materiais para alfabetização daquela época). E como livro para que Lima praticasse a leitura os seus pais usaram a bíblia, que era a única publicação impressão que havia ali na Serra da Donana.

poem

Mas antes disso, ele já havia recebido algum tipo de influência por parte do seu avô paterno que era um poeta bissexto. O seu avô escrevia poemas sobre temas do cotidiano como a seca, acidentes e mortes de mulheres durante o parto, invernos, etc. Ele conta que o seu avô tinha o hábito de recitar os poemas nos almoços de domingo ou a noite no terreiro.

No entanto o poeta faz questão de frisar que as suas principais influências para a poesia vieram dos salmos da bíblia e também do realismo fantástico de canções dos chamados cantadores.

poem

Ele relata que essa poesia pode chegar de diferentes formas como uma frase, palavra ou uma música. E ele, usando a tecnologia a seu favor, anota esses trechos em seu celular e tempos depois começa a trabalhar sobre esse material.

 

Premiações

Atualmente ele possui três livros publicados e mais três livros de poesia que são inéditos, sendo conhecido no estado por seu trabalho.

E como forma de reconhecimento, Lima já foi premiado com o Prêmio de Poesia da Associação Atlética Banco do Brasil de Goiás (GO) e também venceu o Concurso Carlos Gomes de Poesia, de Recife (PE), na antologia.

Comentários1

  • SANTO VANDINHO

    rsrsrsrsr è um excelente Livro a Bíblia rsrsrsr Tem mil e uma utilidades! Parabéns Poeta ! Paz e Bem !

Enviar comentário