O Google lançou uma ferramenta para escrever poesia que permite as pessoas criarem versos no estilo de poetas famosos. O feito só foi possível devido a ajuda da inteligência artificial (IA).
A ferramenta chamada de Verse by Verse, disponível no momento apenas em inglês, permite que os usuários crie poesias inspiradas em autores renomados.
Por meio dela o usuário escolhe o estilo segundo o autor (podendo selecionar até três de uma vez) e pode depois escolhe a estrutura do poema: o tipo de rima, número de sílabas por verso, entre outros.
Mas como essa ferramenta para escrever poesia funciona?
David Uthus, engenheiro da Inteligência Artificial do Google, conta que para a criação dessa ferramenta foram inseridas muitas poesias clássicas. Desse modo, essa IA foi configurada para entender o modo como cada poeta compunha suas poesias e capturasse, assim, o estilo de escrita de cada um.
Mas mesmo com toda essa complexidade em sua calibragem, a ferramenta tem um funcionamento bastante simples.
Basta que o aspirante a poeta escreva a primeira linha e a ferramenta sugere o que escrever nas demais. O objetivo da ferramenta não é criar as poesias, mas sim servir como um meio de inspiração para os poetas iniciantes.
As sugestões apresentadas pelo Verse by Verse podem ser aceitas, rejeitas ou o usuário pode ainda fazer modificações nessa sugestões.
Basicamente, a ferramenta trabalha com composições baseadas na semântica. Logo, o aspirante a poeta não precisa se preocupar com a ferramenta completando seus versos com versos desses autores, pois isso não acontecerá. As frases sugeridas são composições baseadas no estilo de cada poeta selecionado e, claro, no tema central.
E há a possibilidade de copiar o texto escrito com a ferramenta ou mesmo fazer o download da imagem.
É uma forma divertida se se iniciar no mundo da poesia e até mesmo aprender com isso.
Comentários1
Excelente ideia ! Mas Eu sempre gostei do Estilo Livre (que não tem Criador(a)) ! Paz e Bem
Enviar comentário