Augusto de Campos e Luiz Sergio Person são homenageados no site do Itaú Cultural

O poeta Augusto de Campos e o cineasta Luiz Sergio Person são homenageados no site do Itaú Cultural. Augusto completa 90 anos neste mês de fevereiro, enquanto que Sergio completaria 85.

Augusto de Campos e Luiz Sergio Person

A homenagem no site do Itaú Cultural será feita aos dois nos dias 12 e 14 deste mês.

 

Um pouco sobre Augusto de Campos e Luiz Sergio Person

O cineasta Luiz Sergio Person completaria 85 anos nesta sexta-feira. E o mesmo já recebeu homenagens no ano de 2016 através da 28º mostra da série Ocupação, onde se tiveram materiais sobre sua obra e sua vida, até então, exclusivos. Nos depoimentos de Marina Person, sua filha, o cineasta tem histórias e curiosidades sobre ele reveladas, bem como nos depoimentos do dramaturgo Juca Oliveira e da atriz Eva Wilma.

Para essa homenagem, além de obras que foram disponibilizadas na exposição que aconteceu em 2016, chamada de Ocupação, contou-se também com materiais cedidos pela família, tais como fotos, documentos de quando ele estudou cinema na Itália, etc. Person foi quem dirigiu o filme São Paulo Sociedade Anônima (1965), que ficou na lista da Abraccine como um dos 100 melhores do Brasil.

Enquanto isso, o poeta, tradutor e crítico Augusto de Campos tem um coleção com suas obras disponibilizadas no dia 14 no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br). Campos, que completa 90 anos no dia 14, é uma figura importantíssima para a poesia no Brasil, pois foi ele um dos criadores da chamada “poesia concreta”. O autor usa sua conta no Instagram para compartilhar obras antigas e inéditas.

Mas outro nome que fora convidado para esse evento de homenagem foi o compositor Arnaldo Antunes. A convite do Itaú Cultural, Antunes elaborou uma carta descrevendo a influência que Campos teve no seu processo criativo e também em sua formação cultural. Antunes destaca que considera Campos com um dos fundadores da cultura brasileira e, ainda, que o contato com a poesia concreta foi algo essencial para ele e outros artistas de sua geração.

Comentários3

  • SANTO VANDINHO

    parabéns pela homenagens aos poetas !

  • Wilson Karvalho

    Parabéns pela homenagem. Os Poetas merecem. E seria melhor ainda se os dois estivessem entre nós. Mas pelo menos o Campos está. Parabéns.

  • Maria dorta

    Muito justa a homenagem a esses dois que pela qualidade da obra,são imortais!

Enviar comentário